sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Teatro de Natal 12

TEATRO DE NATAL
Auto de Natal / dezembro de 1990.
Personagens: A, B, P1, P2, P3, José, Maria, Jesus, João, X, Y, A1, A2, Paralítico, Z, W, Ç. 
Tempo: Bíblico.
A proposta é mostrar que a mesma pessoa que nasceu na estrebaria na vila de Belém é o Jesus que se preocupou com a vida das pessoas do seu tempo e que foi reconhecido pelo seu povo - formado de pessoas simples, humildes, pobres - como verdadeiro CRISTO (Enviado) de Deus!

Cena 1
(Dois/duas amigos/as vão conversando pela estrada afora).
(Se vestem como hoje em dia nos vestimos).
A - Bah! De novo Natal. Tu já te deste conta disso?
B - Já, sim! No rádio, na TV, tudo é só propaganda do Natal. “Compre isso e seja o melhor Papai Noel do mundo”.
A - É mesmo. Hoje em dia, Natal já é como qualquer outro dia da semana.
B - É mesmo. A gente até achou que este ano iria ser diferente. Mas não mudou nada. Parece que nem existe mais vida. Até a esperança do povo está desaparecendo.
N - Pois é. Estava me lembrando. A minha avó dizia que a avó dela falava que o Natal era uma festa  bonita, festa da paz, porque tinha nascido uma criança que veio trazer vida verdadeira para as pessoas. E esta criança é filha de Deus.
B - Isso é papo pra boi dormir! Não sei como foram inventar esta história aí...Isto é que nem a história de Papai Noel. Ei, olha lá aqueles caras bem esquisitos. Até parecem mendigos que vêm pedir alguma esmola...  (Neste momento alguns pastores (3) passam por eles. Um dos pastores os convidam a ir junto com eles. Os pastores estão vestidos de acordo com a época).
P1 - Venham com a gente. Hoje nasceu uma criança muito importante para nós. É logo ali, na aldeia de Belém, lá onde brilha aquela estrela. Vamos lá. (Os dois amigos olham um para o outro. Finalmente acabam acompanhando os pastores).

Cena 2
(Esta cena se desenrola junto à estrebaria onde Jesus nasceu. Os dois amigos aparecem também na cena simplesmente como observadores).
P2 - Onde será que é o lugar em que está a criança??
P3 - Calma, a gente vai encontrar. Ei, olha lá, aquela luz toda...!
P1 - É mesmo. É a luz da estrela que está nos mostrando onde está a criança. ( Os pastores se dirigem até a estrebaria. Lá estão José e Maria e a criança).
P2 - Com licença. A gente ficou sabendo que aqui nasceu uma criança. É verdade?
José - É sim. Aqui está ela! (Aponta para a manjedoura).
Maria - Cheguem mais perto. Venham vê-la. ( Os pastores se aproximam mais. Os dois amigos também. E olham a criança).
P1 - Obrigado, Deus, que tu nos concedeste a graça de vermos esta criança.
Maria - Mas como vocês ficaram sabendo que o nosso filho nasceu hoje?
P3 - Olha, é uma história bem interessante.
P1 - É mesmo. A gente estava lá no pasto cuidando de nossas ovelhas.
P2 - E de repente algo bem diferente acontece...
P1 - É! Apareceram alguns anjos e um deles nos disse: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Libertador e Salvador de vocês, que é Cristo, o Senhor.
P3 - Por isso viemos até aqui, em Belém. Para ver o nosso Libertador e Salvador!
P2 - (Olhando para a manjedoura) Como estou com feliz por este momento. Ei, será que a criança não está passando frio?
Maria - Pode ser. Mas a gente já usou quase todos os panos e roupas que tínhamos para enrolar e proteger a criança.
P2 - (se dirige a um dos amigos) Você me empresta o seu cassaco? (Pega-o e o coloca sobre a criança na manjedoura).
José - É, a gente sabia que a criança iria nascer por estes dias. Mas esta idéia do governador foi demais. Tivemos que vir lá de Nazaré da Galiléia, até aqui só para fazer o alistamento. Sorte que conseguimos um pequeno jumento, e Maria pode vir montado nele.
Maria - Mas ainda bem que chegamos aqui, né José?!
José - É. E este foi o único lugar que restou para nós. Todas as pensões estão cheias. Tivemos que nos arranjar por aqui.
P1 - Mas não tinha nenhum outro lugar mesmo?
Maria - Se tivéssemos algum dinheirinho com a gente, até que poderia ter algum lugar vago...
José - É. Com dinheiro neste mundo se dá muito jeito. Mas, eu sou carpinteiro. E Nazaré não é uma cidade grande. É uma simples aldeia. Além disso, o povo lá, todos nós não temos riqueza nenhuma.
Maria - Mesmo assim, estamos contentes com o nosso filho. Ele está agora bem agasalhado. E logo vamos voltar para nossa casinha, lá em Nazaré!
P3 - Como é o nome da criança, Maria?
Maria - É Jesus!  (Fecha-se a cortina)

Cena 3
(Com um cartaz se anuncia: 30 ANOS DEPOIS! )
( João está ensinando à uma multidão. No meio dela, estão os dois amigos e também Jesus).
João - Povo de Deus! Arrependam-se e Deus lhes perdoará! Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele. Todos os vales serão aterrados e todos os morros serão aplanados. As estradas tortas ficarão retas, e os caminhos com altos e baixos ficarão planos. E toda a humanidade verá a vida, a salvação que Deus dá.
X - João! O que nós temos que fazer de verdade para com o nosso próximo?
João - Quem tem dois casacos reparta com quem não tem nenhum. E quem tiver comida, faça o mesmo. (Algumas pessoas são batizadas. Chega Jesus, do meio da multidão).
Jesus - João, eu também quero ser batizado por ti! (No momento em que João derrama água sobre a cabeça de Jesus, alguém diz: TU ÉS O MEU FILHO AMADO. EM TI TENHO ALEGRIA).

Cena 4
(Com um cartaz, se anuncia: JESUS COM O POVO!)
(Jesus está junto com pessoas, ensinando-lhes a Palavra de Deus. Os dois amigos também estão entre a multidão).
Y - Mestre! Estamos com muita vontade de aprender de ti algo para a nossa vida.
Jesus - Aqui na Bíblia tem uma palavra que é muito importante para todos nós. Eu vou ensiná-la para vocês. Isto está escrito no livro do profeta Isaías capítulo 61, versículos 1 e 2: (Esta parte pode ser lida da Bíblia - também Lucas 4.18-19). (Quando Jesus termina de ler o texto, percebe-se uma movimentação de pessoas entrando pelo corredor).
A1 - Com licença, com licença!
A2 - Jesus, Mestre, onde está o Senhor? (Vão caminhando, com esforço, até deixar o paralítico na frente de Jesus).
Paralítico: Senhor. Eu creio que tu, somente tu, podes me ajudar.
Jesus - Amigo, os teus pecados estão perdoados! ( Jesus diz isto, colocando as mãos sobre a cabeça do paralítico).
Z - Que mentira! Só Deus pode perdoar os pecados! Tu estás usando o nome de Deus em vão.
Jesus - O que vocês estão pensando? O que vocês acham que é mais fácil dizer: os teus pecados estão perdoados? Ou levanta-te e anda? Para que vocês fiquem sabendo que eu tenho poder para perdoar pecados, eu te ordeno, amigo: levanta-te, pega as tuas coisas e vai para casa! ( O paralítico se levanta lentamente e sai dizendo:)
Paralítico - Obrigado, Deus, que tu me dás a liberdade para viver a vida de acordo com tua vontade. Olha também para os meus amigos que me trouxeram até aqui, repartindo comigo o amor...
W - Jesus, Mestre! Tem gente que não gostou disso que aqui aconteceu.
Jesus - É verdade. Isto acontece porque algumas pessoas se acham mais importantes do que a maioria do povo, de vocês.
Ç - Será que nunca vão aprender o que tu nos ensinas?
Jesus - Sabem: certa vez uma agricultora saiu a semear. E ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho. Foi pisada e as aves a comeram. Outra parte caiu em terra cheia de pedras. Cresceu um pouco, mais secou logo por falta de humildade. Outra parte caiu no meio de espinhos e sujeiras. Quando começou a crescer os espinhos e os inços a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa. Cresceu e produziu a 100 por 1. (Quando Jesus termina de contar esta parábola, um dos dois amigos se levanta e diz:)
A - Realmente tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vem nos libertar de tudo o que nos prende, de todos que nos exploram e nos maltratam.
B - Jesus. Fortalece-nos afim de que possamos acordar e vem o sentido real das coisas que tu nos ensinas, das coisas que acontecem contigo, o Natal...
A - Mestre. Lá no nosso tempo estamos festejando o teu aniversário. Mas muitas pessoas já se esqueceram o que significa festejar o teu Natal.
B - É verdade! Liberta-nos, Jesus, para viver a vida!
A - Assim, a gente vai poder festejar de verdade. E não vamos estar sozinhos, mas todos vão estar juntos.
B - Não um querendo ser mais que o outro, mas um ajudando ao outro para se ter uma vida que é realmente vida.
A - A gente viu pastores vestidos quase como mendigos, pessoas gritando por vida, pessoas querendo saber o que fazer para ter vida. Isto foi algo maravilhoso para nós.
Jesus - Amigos! Vocês são meus irmãos. Vocês viram algumas coisas de minha vida. Vocês que vivem em comunidade, vocês que se juntam, se unem para resolver os seus problemas, vocês podem ter a certeza: Eu estou com vocês nesta caminhada, nesta luta por  libertação, salvação, vida. Eu estou junto com vocês, agora no meu aniversário, no meu Natal. Justamente porque é vida que eu dou para vocês!
B - Jesus, podemos cantar um canto? (Jesus faz que sim com  a cabeça).
Todos os atores cantamUTOPIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário