sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 19

CRISTO ESTÁ   AQUI
Técnica: Cinco pessoas estão sentadas na sala de espera. Todos escondidos atrás de jornais.

15- (Olhando por cima do jornal) ei..., ei... , o .. você .... está vendo ali na última página. Olha só, está falando do Natal... (Como não recebe resposta, lê o jornal novamente e olha de novo para o vizinho)...
Viram a noticia do Natal??? (nenhuma resposta...., dai olha a platéia interrogativamente... Como        ninguém reage, começa a folhar o jornal e dá um sorriso. De novo fala ao grupo )
- Ei, vocês viram a noticia sobre o NATAL? (sem resposta) Ei,... vocês viram a notícia sobre o futebol????
16,17,18: Futebol???? .. (Mostram-se curiosos) qual a página? Fala de que?
15- Está aqui. Tem festa de futebol, e parece-me que é entre grupos de JE 
17- Grande Jogada!
Técnica:(Todos se escondem atrás do seu jornal) Tempo de pausa.
18- Olham!!! Noticia de festa, na página 20 ( todos folheiam depressa para olhar).
15- (olhando para a platéia pergunta): É a noticia do Natal???
16,17- Psiu.. queremos ler.
15- (Pensa... sorri.., e começa a trocar os jornais - colocando todos na mesma página. Todos se escondem atrás de um jornal). Pausa …, de repente abaixam os jornais e
16,17.18 - Este NATAL ???
15 - Este é um novo Natal!!! Vamos observá-lo.
16 - Aqui diz. Natal significa CRISTO VEM!! Ele é a LUZ, que brilha forte no coração das pessoas que o recebem como Salvador,
18- Diz também, que Cristo afastou nossas trevas e aos seus ordenou ser portador e mensageiro desta luz de Jesus Cristo
17- Mas levar a Luz para quem?
16- A Luz deve ser levado la, onde se manifestada o nosso pecado.
18- No convívio com o nosso irmão, no procedimento, para com as pessoas desprezadas e                           aos que vivem na solidão e no abandono . A estes deve ser levado a Luz de Jesus Cristo.
15- E na Bíblia fala.... (faz gesto de esquecimento) AH, espera, eu leio o que está escrito.. (pega a Bíblia e lê Lucas 14.12-14).
Técnica: Todos se escondem atrás dos jornais entre um pobre (04) e uma outra pessoa (05).
04- Todas as pessoas hoje estão festejando, e o Natal de Cristo comemorando. Só eu não. Só eu não tenho o que comer, e, nem pessoa para conviver... (demonstra um olhar triste).
05 - (aproxima-se do pobre e diz:) Amigo, venha comigo, Eu estou te convidando. Vamos juntos o Natal festejar. Vamos festejar juntos a VINDA DAQUELE, que a ninguém rejeitou e o qual, a mim e a ti aceitou. Vamos festejar a VINDA Daquele que, convidou os que nunca convidou; que perdoa aquele, que muito o magoou. que ama aquele que o na cruz pregou e, que vai a procura daquele que se perdeu. A estes, CRISTO ordenou a proceder, como lhes ensinou.
04- Eu não via mais sentido no meu viver pois, não tinha mais em que e, em quem ainda crer! Mas agora, uma grande luz apareceu, que nova esperança a minha vida deu.
Técnica:(os dois saem falando vão buscar peças para o presépio).
15- NATAL, significa: CRISTO apareceu como aquele que aos seus inimigos deu perdão e a compreensão. (Olha para a platéia e pergunta:) Lembram o que Jesus disse em sua oração? "Pai , perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem???". Assim, naquela vez Ele creu e aos seus piores inimigos perdoou. E isto Cristo nos deixou como lição de vida: perdoar a quem nos magoou!!!
18 - (Abre a Bíblia e Lê Mt 5.43-48) 
Técnica: (Entram duas vizinhas) (todos atrás do seu jornal).
06- Escuta vizinha. Tenho que te falar uma coisa. Fiquei muito triste com o que falaste de mim, mas eu não te odeio, porque Cristo nos ensinou a perdoar.
07- (com cara de surpresa). Ah, vizinha. Tu não me desprezas por todos o mal que te causei?? Estou admirada, pois, coisa igual nunca vi. A lei do mundo diz: "Pagar o mal com o mal" … Eu também gostaria de conhecer aquele que veio ao NATAL e, tão grande poder tem sobre o mal!
Técnica: (Saem juntas para pegar peças). 
16- (Olhando sobre o seu jornal) Natal significa: CRISTO vem como aquele que grande humildade tem. Nunca fez algo para se mostrar, mas, fez tudo para mim e para ti salvar!
E aos seus, ele ordenou fazerem assim, como ele ensinou. Para que, nós usamos a nossa fé? Para que as pessoas vejam que somos cristãos e que devemos orar. Mas nesta armadilha de fariseu é tão fácil cair, por isso Jesus nos advertiu:
17- Ler Mateus 6.5-7.8
Técnica: (Aparece uma pessoa na janela. Olha para longe e grita:) Mulher!! Ligeiro mulher, a Pastora (ou o Pastor) vem chegando. Passa um pano na Bíblia e vai te arrumando! (sai e pega peças).
15- Para que usamos as dádivas de Deus??? Apenas para a nossa boa reputação??? Ou, para que seja salvo nosso irmão?? Jesus nunca pensou em si próprio, mas ordenou fazer assim:
16 - É natural, CRISTO vem; Aquele que todo o poder detém; Aquele, que aqui na    terra e nos céus cuida de todos , que são seus.
   CRISTO, conhece o nosso pobre coração tão presa e machucado pela    preocupação. E por isso, Jesus - Jesus, por seu grande amor, com estas palavras nos vem alertar:
18 - Lê Mateus 6.19-24
19- Lê Mateus 8.25-34.  
Técnica: (Duas pessoas entram conversando,..) (Nº  09 e 10)
09- Sabias... hoje a noite temos um Estudo Bíblico? Não queres ir junto com a gente? A gente aprende coisas úteis para a vida. É muito bom.
10- Sabe, ate agradeço pelo convite, mas para estas coisas eu não tenho tempo e nem muita vontade. Preciso trabalhar para a vida sustentar.
E logo hoje,., Não, não dá não. Se não faço as coisas agora, quando ficar velho, o que terão?? Preciso pensar no meu futuro. Não tenho tempo para perder com essas coisas.
09- Olha, meu amigo, eu não tenho tanta preocupação, pois ninguém vive do que junta com a mão, mas daquilo que Deus dá. E Deus, O Pai, cuida de nós e de tudo o que existe. Por causa disto o meu coração despreocupado está.
10- Isto e novidade para mim. Não se ouve falar assim! Também eu gostaria de    contar com os cuidados de Deus, que nos quer guardar. Como posso ser filho de Deus???
09- Aceitando Aquele, que até nós desceu, pois, todos os que o recebem, agraciados filhos de Deus serão chamados. E aqui, que preocupação um filho de Deus vai ter, cujo PAI, tem , no céu e na terra, todo o poder?
Técnica: (saem juntos e buscam peças)
15- Natal significa: CRISTO vem !!! Aquele, que nunca desprezou ninguém! Veio para buscar pessoas extraviadas, não os julgou, mas Ihes perdoou!  E, isto, ele quer que os seus o façam também!
Técnica: (Entram duas pessoas fofoqueiras) (Nns 11 e 12).
11- Tu ouviste a maior??? (12 olha curiosa). Dizem que no mercado dos… (dar um nome).Sabe, agora vou cortar a amizade com essa gente. Imagina ... eu andar com pessoas assim. O que vão pensar de mim???
12 - É vergonhoso o que ela fez. Está certo, não foi bonito, mas eu acho que a gente não deve se afastar dela. Agora, quando todos apontam o dedo    para ela e falam mal nas suas costas, agora,... é que ela precisa de nós. Não achas, que seria um gesto bonito, se nós a visitássemos e quem sabe, temos oportunidade de falar sobre o assunto??
11- Mas por que ela foi fazer isto???
12- Bem, o motivo verdadeiro a gente não sabe, mas pode ser até que ela não tinha dinheiro', ou sei lá porque, mas eu acho que temos que apoiá-la. E tem mais, não devemos julgar e condenar. Isto não compete a nós. Não e isto que Cristo quer nos ensinar??
Técnica: (Saem juntas para buscar partes do presépio) 
17- Vejamos o que nos Jesus em Mateus 7. 1-12.
16- Natal significa: CRISTO VEM. Ele é a Luz que grande brilho tem. Onde se manifesta o nosso pecado ? Onde é a escuridão???
No viver com o nosso irmão. (falar pausadamente) Matar. Adulterar. Maldade, fofocas existem lá, onde negamos o CRISTO a VERDADE. Por isso, Jesus ordenou que sejamos Luz e Sal e Deus proclama dizendo: Aceitem esta LUZ salvadora e sereis guardados.
19- Vejam o que disse Jesus: (Ler Mateus 5.27-29)
Técnica: (Entra uma mulher aflita soluçando) (Nn 13)
13- Meu marido me deixou, porque para si, outra mulher tomou. Quem agora vai me ajudar, os meus filhos cuidar? Nas horas difíceis, quem vai me amparar? Óh, quão grande é a minha aflição. Estou desamparada!! Oh, não vejo solução (caminha pensativa, olha o presépio, olha bem.). Casos como o meu, existem milhares, Que um homem ou uma mulher largam a    sua família para gozar a vida. Parece que não querem mais assumir compromissos e responsabilidades. De onde provém tanta maldade???
De onde vem o pecado, que a escuridão seus olhos cegou???
Cristo!!! Abre nossos olhos, para ver as conseqüências que os nossos atos terão!
Técnica - (Acende-se a estrela)
15- Natal significa: CRISTO VEM! A Luz, que grande brilho tem. A Luz, que ilumina a mesma escuridão, que se manifesta no viver com o nosso irmão. Todo aquele que recebe e vive o salvador Jesus, refletirá o brilho desta LUZ. Por isso, lembrem-se sempre que Jesus diz:
17- (Ler) Mateus 5.13
18- Mateus 5.14-16.
Técnica: Acendem-se as luzes. Todos soltam seus jornais, surpresos vêem    o presépio e gritam alto:
15- Vejam!! Quem no mundo está!
17- (vai e olha para dentro do presépio) É JESUS !!
18- Oh! O mundo veio olhar!!!
16- Então ele voltou???
15- NÃO!!! Ele continuou conosco!
17,18,16- Mas ENTÃO: FELIZ NATAL!
Técnica: Um cumprimenta o outro e depois, abraçados, cumprimentam a Comunidade:

FELIZ E ABENÇOADO NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário