sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 29

REIS MAGOS, HERODES E O DIABO

Personagens: Comentarista, Herodes, Diabo, Soldado, 3 Magos (Melquior, Baltazar, Gaspar), Escriba.
Época:

Cena I
Diabo: (Vestido a rigor: 2 chifres e na mão um tridente - pode ser uma fisga de peixe) Ah, Ah! A mim todos conhecem. Todos sabem quem eu sou. Eu sei que todos vocês me temem. Eu trabalho neste mundo a fim de que as pessoas caem em minhas mãos. É bem verdade, eu sei me disfarçar bem. Já no começo do mundo eu me disfarcei de cobra. Depois, me desfarcei em deuses falsos. Sim, trabalho neste mundo para confundir as pessoas. Eu estou no lado e até dentro das pessoas quando os maus pensamentos tomam conta delas; quando a preguiça ou a negligência toma conta delas; quando existe a inveja ou a mentira. Eu adoro quando o poder sobre à cabeça das pessoas. Elas se esquecem de Deus, do amor e da ajuda e cada vem mais vem para perto de mim.
Estão falando que nasceu o Rei-Salvador. Mas, acham que eu estou perdido? De jeito nenhum! Eu vou mostrar como vou vencer este “Rei-Salvador”. Vou começar pelo Herodes. Ele vai vir ao meu lado. Ele me ajudará vencer. Herodes vence e o mundo será meu. (Pula de felicidade).
Comentarista: Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que os magos do Oriente vieram a Jerusalém para adorar o menino, o Salvador...
Herodes: (Sentado num trono, com uma coroa na cabeça) Dizem que nasceu um novo rei... - (bate no peito e se levanta, falando mais alto) Eu sou o rei e ninguém mais se não eu. Não tem quem não me conhece. Sou o rei. Sou senhor. Sou o poder e ninguém vai me tirar do trono. Soldado, vai chamar o professor da lei. (O soldado vai buscar o escriba). (Enquanto isto Herodes fica falando sozinho)  Preciso saber por onde começar meu plano.(Nisso entra o soldado e o escriba. Herodes pergunta:) - Onde poderia ter nascido o novo rei dos Judeus?
Escriba: Em Belém da Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta (Abre um rolo de papel e lê:) “E Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o Guia que governará Israel, meu povo”.
Herodes: Podem ir! (Saem os escribas) Soldado! Seja discreto. Dizem que chegou em Jerusalém uns magos do Oriente. Chame-os e diz-lhes que eu quero falar com eles. Mas não fale a ninguém sobre isto. (O soldado sai, e em seguida retorna com os magos). Visitantes. Vocês estão em meu território. Me dizem quem são vocês e o que estão fazendo?
Mago Melquior: Somos sábios e estudamos as estrelas.
Mago Gaspar: Temos visto uma nova estrela a alguns dias sobre a terra da Judéia e nossos estudos mostram que ela significa que um novo Rei nasceu.  Estamos seguindo a estrela, a procura do novo Rei.
Mago Baltazar: Criança nascida nesta terra e vem salvar todo o mundo. Viemos para adorá-lo. Aqui é o palácio real. É aqui que está o novo Rei?
Herodes: Não. Aqui não nasceu nenhuma criança. Eu fiquei sabendo que o menino  deveria nascer em Belém. Eu sugiro que vão a sua procura e quando o acharem me chamam que eu irei até lá para adorá-lo também. Certo?
Magos: Está bem. Até logo. (Saem)

Cena II
Comentarista: Agora orientados pela profecia bíblica, os magos partiram para Belém. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia à frente deles até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
Mago Melquior: Eis aqui a estrela parou. A claridade é cada vez maior. Chegamos ao lugar onde nasceu nosso Salvador.
Gaspar - Será que é aqui?
Baltazar - Vamos ver!
Gaspar - Que Deus esteja com vocês. Nós somos os magos. Procuramos o rei recém-nascido.
Melquior: Vimos sua estrela no Oriente, e viemos para adorá-lo.
Baltazar: A estrela sempre ia à nossa frente e nos mostrava o caminho. Agora parou por cima dessa cabana. Digam, é esta a criancinha que procuramos?
Maria: Sim, meu Senhor! (Os magos  ajoelham-se quando falam)
Gaspar: Então receba os nossos presentes, santo rei! Deixo uma barra de ouro, que simboliza a realeza.
Baltazar: O meu presente para o rei menino é o incenso, que simboliza a divindade, por ser ele filho de Deus.
Melquior: O meu presente é a mirra, que simboliza a vitória sobre o sofrimento e as forças contrárias à vida.
Maria: Por favor, não se ajoelhem! Somos apenas gente pobre.
Melquior: (Os três permanecem ajoelhados) Vocês não são pobres! Aqui na manjedoura está a maior riqueza do mundo.
Baltazar: Nós nos ajoelhamos perante o filho de Deus, que nos prepara o caminho para a salvação.
Gaspar: Por isso vamos cantar e alegrar-nos! A nossa tristeza chegou ao fim. Aqui está deitado o Salvador da humanidade.
José: Obrigado pelos presentes.
Maria: Sentimo-nos honrados pela homenagem prestada por filhos de uma terra tão distante, e por presentes que não existem aqui.
Mago Gaspar: Já é tarde. Nós gostaríamos de passar  à noite junto do menino Rei, se não se importam.
Maria: Ora, é um prazer. Podem ficar. É bastante apertado mas dá.
(Todos deitam no chão. Ouve-se a voz do anjo, mas ele não aparece:)
Anjo: Gaspar, você e ou outros magos não devem retornar à presença de Herodes, pois Herodes não tem a intenção de homenagear e adorar o menino, se não  de matá-lo. Por isso, voltem por outro caminho à terra de vocês. ( Os magos se acordam e Gaspar toma a palavra)
Mago Gaspar: Durante o meu sonho o Senhor me avisou que não devemos avisar Herodes, onde está o menino. Vamos voltar por outro caminho. (Os magos se despedem e saem).

Cena III
(No palco agora está Herodes e ao seu lado o diabo)
Comentarista: Com a demora dos magos, Herodes ficou ainda mais preocupado e irritado.
Herodes: Os magos me enganaram. Será que outro vai ser rei?
Diabo: Luta Herodes, ...luta...
Herodes: Vou lutar, mas como?
Diabo: Herodes não desista, luta!
Herodes: Tem mil criancinhas ou mais. Se soubesse qual seria o menino! Meu inimigo. Aquele que pretende ser o rei em meu lugar. Preciso acabar com sua vida. Dar um fim com ele. Mas como saber qual é a criancinha? O que farei se não a encontrar?
Diabo: Mata todas as crianças pequeninas. Sim, todas! Não deixe uma só. Com elas morre também o novo rei.
Herodes: Sim, matar todas. Agora posso rir. Quero fazer uma gritaria em Israel como nunca o mundo viu.
Diabo: (sai pulando) Então o mundo vai ser meu! (Fecha a cortina)

Comentarista: Mensagem Final de Natal:
1) Natal é festa da boa notícia da salvação, do Rei pobre, do rei que é perseguido desde a sua primeira infância até a sua morte na cruz. Natal é a luta do bem contra o mal. Festejar o natal é lutar contra o mal.
2) É normal que se procurem as pessoas importantes e poderosas nos centros de poder. Natal mostra que Deus escolheu a loucura do mundo para confundir os entendidos na lei; escolheu as coisas fracas para confundir as fortes; escolheu o caminho da cruz para chegar a vitória final.
3) Um fato que não podemos esquecer é que o rei Herodes, embora sabendo onde poderia encontrar o menino, não foi a sua procura, não foi adorá-lo. Pelo contrário, seu interesse era acabar com a alegria das nações.
4) O novo rei que vem , vem para ser Guia, não mais carrasco. Vem para reunir e salvar o povo. Enquanto o velho rei e sua população se alarmam com a notícia do novo Rei, os magos se alegram “com grande e intenso júbilo” e não medem esforços para se encontrar com ele.
5) Se o mal tomar conta de nós, se deixarmos Cristo morrer em nós por falta de fé, o diabo vence. Se Jesus  nascer e crescer em nós, não há o que temer. Deus sempre está e estará conosco (EMANUEL).






Nenhum comentário:

Postar um comentário