sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 20

NOITE DE Natal
Participantes: Hoteleiro; José; Maria; 7 meninas de branco; 3 pastores; 3 reis; Narrador.

(Batem os sinos, as luzes estão apagadas e só as velas do altar devem estar acesas. José e Maria entram e só as velas do altar devem estar acesas. José e Maria entram pelo corredor, carregando suas sacolas de viagem. Procuram hospedaria. Batem palmas … . O hoteleiro aparece e os atende. Acendem as luzes do altar).
Hoteleiro - Em que posso vos servir? Se querem hospedagem, lamento dizer que não há mais lugar em nosso hotel … e acho que vai ser difícil arrumar um lugar a estas horas da noite, pois os hotéis já estão todos lotados.
José - Mas nós viajamos durante todo o dia e estamos muito cansados e com fome. Minha esposa também está cansada e precisa repousar, pois está esperando nenê.
Hoteleiro - Bem, só se vocês querem descansar na estrebaria. Lá tem feno e palha e minha esposa vai lhes preparar um lanche.
Maria - Muito obrigada, senhor. Não importa o lugar, desde que possamos descansar durante esta noite.
FECHA
Narrador - (Para-se ao lado). Nesta mesma noite, naquela pobre estrebaria, junto aos animais que lá descansavam também, nasceu um menino, chamado Jesus. Ele não tinha uma linda caminha, toda enfeitada com rendas e fitinhas azuis, mas sim, era simples … uma manjedoura, forrada com feno. Mas mesmo assim esta criancinha irradiava muita alegria naquele pobre local.
7 meninas - (uma com uma estrela, as outras com velas acesas, entram pelo corredor, cantando um hino): Sempre, todos anos, vem dos céus Jesus, vem a nós humanos, trazer-nos sua luz. Bênçãos e carinho leva a todo lar; todos os caminhos quer conosco andar. (As meninas ficam paradas atrás de José, Maria e o menino Jesus).
José - Mas que tristeza, Maria, não temos nem quarto, nem cama para o nosso menino. Ele tem somente esta manjedoura.
Maria - Mas José, nós somos tão pobres! Ele está dormindo e não passará firo, pois a palha e o feno o esquentam. Dorme meu filhinho … Ouça … vozes lindas cantam para ti …
Meninas - Cantai, cristãos, a Deus louvai, pois hoje abriu o céu; do trono excelso enviou o Pai o eterno filho seu, o eterno filho seu.
              Do seio de seu Pai nos vem, criancinha, aqui nasceu na manjedoura de Belém nem berço recebeu, nem berço recebeu. (Acender estrela).
Maria - Olhe lá José, como brilha aquela estrela … até parece fogo …
José - Isto não é nada, é apenas uma estrela brilhando no céu, ela não nos fará nada. Não tenha medo.
Maria - Mas olhe bem, ela está bem sobre nós!
José - Bem, é verdade, mas agora não fale muito, pois o pequeno quer dormir.
Meninas - Vede, ó pastores os sinais!: assim o salvador achais, na pobre manjedoura jaz e a todo mundo a bênção traz.
3 Pastores - (Entram pelo corredor e no caminho avistam a estrela e falam):
1º Pastor - Olhem lá como está claro aquele lugar … uma estrela ilumina aquela estrebaria …
2º Pastor - Este deve ser o sinal que mostra onde devemos achar o Salvador, mas acho que Ele está no hotel e não numa estrebaria …
3º Pastor - Vejam só … lá está a criancinha, numa manjedoura … e como é linda …
Pastores juntos - Nós viemos até aqui, pois nos foi anunciado por um anjo que deveríamos seguir ume estrela e que ela nos levaria ao lugar onde nasceu nosso Salvador. Trouxemos para ele alguns presentes. (Colocam os presentes junto à manjedoura. Sentam ao lado).
3 Reis - (Vem caminhando pelo corredor os 3 reis magos, que vem do Oriente).
Narrador - Também de longe, do Oriente, vem 3 reis magos, guiados por uma estrela à procura do novo Rei, como igualmente lhes havia sido anunciado que um Rei nasceria ali.
1º Rei - Eis ali a nossa estrela guia!
2º Rei - Então nos apressemos, vamos dar uma olhada para ver se achamos o palácio.
3º Rei - Mas onde é que fica o palácio real por aqui? Não vejo nenhum, apenas casas simples, um hotel e junto a estrebaria.
1º Rei - Pode ser que nos enganamos com a estrela.
3º Rei -  Mas esta brilha tanto, deve ser aqui.
2º Rei - (pergunta para José). O senhor pode nos informar onde fica o Palácio do Rei recém nascido?
José - Vocês procuram um rei? Então estão no lugar errado …
1º Rei - Não! … Não! … Deve ser aqui mesmo, pois a estrela que nos guiou está bem perto … bem por cima de nós … por cima desta estrebaria.
3º Rei - Não tendes aqui uma criancinha?
Maria - Sim, temos uma criança recém nascida.
7 meninas - Ó que dia abençoado,
Todos os reis - Em que Cristo, o Rei amado, pela graça nos é dado, honra seja ao nome Seu.
1º Rei - Sim, este é o nosso rei, o Salvador Jesus. Trouxe para ti, como presente, este frasco de incenso.
2º Rei - Também eu tenho algo para te ofertar; ouro trago para te presentear.
3º Rei - E eu dou-te mirra de agreste odor, que exprime singeleza e beleza.
Narrador - Assim foi anunciado por um anjo que veio de Deus, e o anunciou à toda gente. “Eis vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor”.
Sim, a todos e em todos os tempos foi e é constantemente anunciado a chegada de nosso Salvador Jesus. Em tempo de guerra e paz, para adultos e crianças, pobres e ricos, doentes e sãos, perdidos e crentes, sem distinção, todos são convidados a adorar Jesus.
FELIZ NATAL






Nenhum comentário:

Postar um comentário