sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 39

Teatro de Natal

Autor desconhecido
Personagens: 

uma criança que pretende  fazer um presépio
uma pessoa vestida de estrela
uma pessoa vestida de sino
uma pessoa vestida de galo
uma pessoa vestida de burrinho
uma pessoa vestida de boizinho ou vaquinha
três pessoas vestidas de anjo


Cenário: Uma sala, na qual está sendo arrumado um presépio. Uma pequena mesa, uma manjedoura grande vazia(que seu tamanho combine com o tamanho das figuras do elenco), galhos de pinheiro espalhados, uma cadeira sobre a qual está um avental. Mais móveis para caracterizar uma sala. Num canto, sem se mexer, pessoas trajando as fantasias que representam alguns personagens do presépio.
Abrem-se as cortinas
(Entra uma menina ou jovem  com um casaco, carregando vários pacotes, como se estivesse chegando da rua. Entra apressada, coloca os pacotes sobre a mesinha, tira o casaco , coloca o avental e diz:)
Jovem: Hoje tirei o dia para arrumar meu presépio. O tempo está passando e o Natal está aí. Quero ver se preciso renovar alguma coisa e se os enfeites do ano passado estão em condições de figurarem este ano. Mas... este ano acho que vou colocar menos coisas no presépio. Porei só o necessário. Creio que ficará bem mais bonito. No Natal passado coloquei coisas de mais.
(Enquanto vai abrindo os pacotes e tirando de dentro deles barbante verde para prender a estrela, aproxima-se das figuras no canto da sala. Pega a estrela pela mão fazendo-a dar passos para frente, olha-a como se a estivesse examinando. Diz:)
Jovem: Aqui está a estrela... (Imediatamente, como se tivesse acordado a estrela diz:)
Estrela: Espere lá... eu não sou uma estrela qualquer. Sou a Estrela dos Pastores. Não me diga que você vai me suprimir este ano no presépio. Sou importantíssima. Basta dizer que fui eu quem ensinou o caminho do presépio aos pastores que estavam com seus rebanhos lá nos campos... Se não fosse eu, como é que eles iriam chegar até Jesus? E depois... não foi só isso. .. Quem guiou os Reis Magos lá do Oriente até Belém? E olhe que eles me seguiram direitinho até a gruta onde estava Jesus. Acha que seu presépio pode passar sem mim?
Jovem: Não, Estrela dos Pastores! Você é mesmo importante. E teve um grande papel no Natal. Vou pensar muito no seu caso.(A estrela feliz, passa para o outro lado. O sino sai do seu lugar e se aproxima)
Sino: Eu sou o Sino de Natal. Anunciei festivo o nascimento de Jesus! E até hoje, no Natal, toco alegremente em todas as igrejas, anunciando que Jesus nasceu novamente em todos os corações. A música dos sinos é uma oração que em todos os povos e em todas as raças é a mesma e sobe até o céu., glorificando ao Deus menino que nasce para a salvação do mundo.
Jovem: É mesmo Sino. Você deve agradar muito ao bom Deus, porque sua voz sobe de todas as partes do mundo e é como se os corações de toda a humanidade subissem com você, num cântico de louvor até o céu. Eu admiro, Sino de Belém, a sua contribuição no Natal. (O Sino vai ter com a Estrela, contentíssimo. Vem para o centro o galo).
Galo: E você já viu presépio sem galo? Eu também sou muito importante! Fiquei empoleirado no alto do presépio e à meia-noite, quando Jesus nasceu, cantei com todas as minhas forças. Cantei o meu canto mais bonito para festejar o nascimento do Menino Jesus. A primeira homenagem dos bichos. Muito antes das ovelhas chegarem eu já estava lá.
Jovem: É verdade! Você é mesmo feliz! (O galo vai para o lado e vem o boizinho ou vaquinha e o burrinho).
Os dois: E nós tivemos a honra de acolher e aquecer o Menino Jesus!
Burrinho: A noite estava tão fria e Jesus, tão pequenino, sem Ter agasalhos. Acolhemos aquele menino que tinha acabado de nascer e o aquecemos com nosso calor. Estava tremendo de frio, tão pobrezinho, estava deitado numa simples manjedoura, mas... que no entanto era o rei do céu e da terra.
Boizinho ou vaquinha: Naquela hora nenhuma pessoa podia dar agasalho para ele.  Foi preciso que nós dois, burrinho e vaquinha (ou boizinho) (cada um diz sozinho, apontando para si) viéssemos aquecê-lo.
Jovem: Vocês tem razão. Eu sinto-me envergonhada pelas pessoas que não quiseram reconhecer a Jesus. Vocês fizeram muito bem. Imaginem a alegria de Maria ao ver vocês aquecendo o Menino. Ela devia estar tão aflita e triste por não poder dar-lhe o conforto que ele merecia... Vocês foram muito úteis no presépio.(Voltando-se para os anjos)  E vocês, anjos?
1ª Anjo: Nós somos da côrte celeste. Representamos a alegria que houve no céu quando nasceu o Salvador. Viemos adorar a Jesus, Deus feito gente! Glorificamos ao Senhor! E o nosso cântico é repetido todos os anos, em todas as partes do mundo...
Os três anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.!
Jovem: (triste) Eu não sei o que fazer diante de vocês. Estou vendo em tudo isso que a que menos tem agradado a Jesus sou eu. Vocês fizeram tanta coisa por ele... E eu até faço de vez em quando uma bobagem, que deve entristecer a Jesus... Estou tão triste. E até acho que não mereço preparar o presépio de Jesus...
Todos juntos: Não diga isso...
Burrinho: (Com ar misterioso) Sabe, de todos nós, você é a mais feliz...
Jovem: Por que, burrinho?
Burrinho: Porque você tem uma alma. Tem inteligência, e sua vontade é livre. Você pode escolher entre o bem e o mal. Tudo quanto fizer de  bom, é opção sua. Já pensou nisso?
Jovem: É verdade... Eu sinto que se quisesse de verdade, eu poderia ser bem melhor do que sou. Poderia, com a ajuda de Deus, vencer meus defeitos e ser uma pessoa melhor...
2º Anjo: (Com ar confidencial) E sabe , que até temos um pouco de inveja de você?
Jovem: Anjo, por quê?
3º Anjo: Porque os anjos não podem, como você, unir-se a Jesus, recebendo-o dentro do coração. E nEle, unir-se a todos em comunhão. Você pode desejar felicidade maior?
Burrinho e vaquinha ou boizinho: Pode agasalhar o Menino Jesus dentro do seu coração, e sempre que agasalhar alguém que não tem roupa e está passando frio, você também estará agasalhando a Jesus.
Galo: Por aí você já pode ver como é querida pelo Menino Jesus.
Estrela: Você também pode anunciar o nascimento de Jesus e guiar as pessoas até ele, ensinando-as a amar o Senhor.
Sino: Como eu, você também poderá levar até o céu a sua prece que é ainda mais agradável a Deus do que a voz do Sino.
Um anjo: A sua vida poderá ser inteiramente um cântico de louvor a Deus se fizer tudo que Jesus ensinou e cumprir todos os dias a sua vontade, além de amá-lo, através das pessoas que necessitam da sua palavra, consolo e ação.
Jovem: (Sorrindo) É pensando bem, acho que vocês têm razão. Gostei muito da nossa conversa... ela me fez refletir e compreender uma porção de coisas que nunca havia pensado antes. Agora sei bem como preparar meu presépio...
Todas as figuras: (Se abraçando) Como é, figuras, vamos lá...
Jovem: Sim, colocarei vocês todos no meu presépio e também vou preparar bem o meu coração para o dia do Natal. Assim posso receber com alegria o Menino Jesus, Todos se abraçam.
     
Fim


Nenhum comentário:

Postar um comentário