sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 40 jogral

TEATRO DE NATAL

Autor: Valdemar Gaede -  Palmeira de Santa Joana, Itaguaçu – ES
Personagens principais (falam):

Papai Noel (fantoche)
Pastor  de ovelhas(fantoche)
Anjo
Maria e José
César Augusto
Herodes
Jesus (adulto)
Pedro
André
Pastor de ovelhas



Personagens secundários(não falam):

4 Pastores de ovelhas
3 Magos
10 Apóstolos
Anjinhos

Jogral final: 6 pessoas
Observações:   a) uma mesma pessoa pode fazer vários personagens;
b) é bom usar músicas, por exemplo, para separar as cenas
c) é bom usar o recurso da iluminação;
d) a cortina é opcional;
e) pode haver pelo menos dois cenários: um onde os fantoches falam e outro onde as demais cenas são apresentadas;
f) os fantoches Papai Noel e Pastor podem ser substituídos por pessoas.

Música

Papai Noel: (Saudando o público) Boa-noite pessoal! Todos vocês já me conhecem! Sempre venho alegrar as festas de Natal. Este que está ao meu lado também é conhecido de vocês(apontando para fantoche pastor de ovelhas)
Ele faz parte da história de Natal que encontramos na Bíblia. Ele é um daqueles pastores de ovelha lá de Belém, que participou bem de perto do nascimento de Jesus. Vamos dar um nome para este pastor? Vamos chamá-lo de Matias? Pois bem, Matias, juntamente com seus companheiros, foram os primeiros a ficar sabendo do nascimento do Salvador, lá no meio do pasto, junto com suas ovelhinhas, numa noite bem escura. Nós dois viemos aqui hoje para ajudar todos vocês a se lembrarem do grande acontecimento do Natal. Mas não vamos apenas nos lembrar. Queremos experimentar também, um pouco da alegria que Maria, José, os pastores, os magos e todas as outras pessoas que conviveram com Jesus experimentaram em suas vidas.
Matias: Boa-noite, gente boa. Sejam todos bem-vindos para esta celebração de Natal. Vamos todos nos alegrar juntos. O nascimento do Salvador é motivo de alegria para todos nós. Boa-noite, Papai Noel! Parece que o Sr. está muito alegre hoje, heem?
Papai Noel: É Matias, estou muito contente! Fico muito feliz vendo tanta gente comemorando o Natal. Fico mais feliz vendo tantas criancinhas querendo ouvir a história do nascimento de Jesus.  Mas... falando em alegria...quero fazer uma pergunta para você Matias. Como é que foi naquela época do nascimento de Jesus. Era tão bonito e tão alegre como nesta véspera de Natal? Ouvi dizer que da história do nascimento de Jesus também faz parte um grande sofrimento. É assim mesmo? O que você me diz, Matias?
Matias: Certo, Papai Noel! Eu vou contar um pouco deste sofrimento para nosso querido público. Precisamos voltar um pouco para trás no tempo. Vamos lembrar um pouquinho da história do povo de Israel. O povo de Deus teve momentos de muito sofrimento. Por exemplo: uma vez foi escravizado pelos faraós lá no Egito.  Quem se lembra desta história bíblica? Mais tarde, este povo foi levado escravo para outras terras estranhas. O povo de Deus sofreu muito por causa da opressão e exploração dos poderosos. A época do nascimento de Jesus era então uma época muito difícil. Os romanos tinham invadido as terras do povo de Israel e maltratavam o povo.  O povo estava cansado de lutar e sofrer.
Papai Noel: Então a situação estava difícil? Mas, me diz uma coisa, a esperança do povo por libertação estava perdida mesmo?
Matias: Não, Papai Noel! No meio do povo havia uma grande esperança. Esperança por libertação. O povo acreditava que, assim como Deus os tinha libertado da escravidão no Egito e de outras escravidões, assim também os livraria do poder dos romanos. E não somente dos romanos. O povo nunca seria mais escravo de ninguém.
Papai Noel: Mas como iria acontecer isso? De que jeito Deus iria libertar o povo  de todas as escravidões e opressões?
Matias: Deus mandaria um  Salvador. O povo esperava a chegada do Messias. O povo esperava a chegada do Cristo. Os profetas anunciavam a chegada do Salvador que iria libertar o povo para sempre. Era a esperança da grande libertação.
Papai Noel: Mas, então, vamos ao que interessa.  Isso aconteceu de verdade? A esperança da chegada do Messias se realizou?  Como esta esperança se concretizou?
Matias: Isso nós vamos assistir agora. Deus realizou a esperança de libertação de uma forma muito humilde. Ninguém esperava que fosse acontecer desse jeito. Quando aconteceu, poucos acreditaram que ali estava acontecendo uma coisa importante. Mas vamos olhar esta história humilde mais de perto.

Música

Matias: Uma pobre e humilde moça, chamada Maria foi escolhida por Deus. Você terá uma criança.  O nome desta criança vai ser Jesus. Jesus vai ser Filho de Deus que vai reinar para sempre. (Maria está dentro de casa. Entra o anjo da anunciação)
Anjo: Alegre-se muito, Maria! Deus está com você! (Maria fica perturbada e pensativa). Não fique assustada Maria. Você, pobre e humilde moça, foi escolhida por Deus. Você terá uma criança. O nome desta criança vai ser Jesus. Jesus é o Filho de Deus que vai reinar para sempre.
Maria: Aqui está a serva do Senhor. Que se cumpra em mim, conforme sua palavra! (O anjo se ausenta. Maria se levanta e diz:). Agradeço a Deus e estou muito alegre. O Senhor olhou para uma humilde moça. Sou muito feliz. Deus agiu com muita bondade. Espantou os orgulhosos, derrubou os poderosos dos seus tronos e valorizou os humildes. Encheu de bem os famintos e despediu vazio os ricos. Ele se lembrou do seu povo sofrido e cumpriu a promessa que fez aos nossos antepassados.

Música

Papai Noel: Puxa vida, o começo da história é bonito mesmo! Mas... continua, quero ouvir mais!
Matias: Calma, Papai Noel, já vem aí uma outra parte da história.  Essa moça, chamada Maria, tinha um companheiro, chamado José.  Vamos conhecer esse José?  (Aparece José, com seus instrumentos de carpinteiro, juntamente com Maria. Ficam trabalhando na carpintaria).  José era um simples carpinteiro. Ganhava o pão de casa dia fabricando mesas e cadeiras. Mas vamos deixar Maria e José trabalhando.

Música

Matias: Aconteceu que Maria e José tiveram que fazer uma viagem. Eles tinham que cumprir uma lei que César Augusto  tinha inventado. Vamos ver quem era este César Augusto e que lei ele tinha inventado.  (aparece César Augusto)
César Augusto: Eu sou o César Augusto. Sou muito forte e poderoso. Já fiz muitas guerras e ganhei todas. Domino sobre muitos povos. Conquistei muita terra com a ajuda do meu poderoso exército. Até esse povinho de Israel eu conquistei. Agora preciso saber quanta gente já faz parte do meu império. Preciso Ter controle sobre todos os povos conquistados. Vou fazer o seguinte: vou ordenar um recenseamento. Quero saber o nome de cada um, onde mora e o que faz,. Todo mundo vai Ter que se alistar na cidade em que nasceu. Pronto. Está decidido. Quem não cumprir vai ser castigado.

Música agressiva

Matias: Pois é! Foi assim. Os governantes tinham medo de o povo se revoltar. Por isso, César Augusto ordenou o recenseamento.  Também José e Maria tiveram que cumprir o decreto. Tiveram que viajar até Belém para fazer o alistamento. (José e Maria entram pela porta da Igreja, pelo corredor. Cansados, conversando)
José: Finalmente chegamos em Belém, Maria!
Maria: Ainda bem que chegamos. Eu não agüento ,mais caminhar. Você sabia que está nos dias da nossa criança nascer?
José: E se for hoje, onde vamos pernoitar! Já pedimos pousadas em rodas as hospedarias que existem aqui em Belém. Estão todas entupidas de gente.  Veio gente de todos os lados para fazer o recenseamento.
Maria: É, José! Não adianta procurarmos vagas nas hospedarias. Precisamos nos ajeitar em qualquer outro lugar. Tem muita gente descansando em grutas., debaixo de árvores e estrebarias.
José: Não tem outro jeito Maria! Vamos fazer o mesmo. Lá na frente eu vi uma estrebaria. Vamos nos abrigar lá.

Música

Papai Noel: Mas... que crueldade! Tanta gente sofrendo por causa do decreto do César Augusto!
Matias: Era realmente uma situação de muito sofrimento para todo o povo. E ninguém poderia deixar de obedecer a lei de César. Senão, já viu, né?
Papai Noel: Mas me conte, como foi a história dos pastores de ovelhas?  Já que você era um desses pastores, estou curioso para saber sobre isso.
Matias: Nós, pastores de ovelhas, passamos a ser uma classe muito desprezada,  quando os romanos tomaram conta da nossa terra. Antes não. Antes era bom ser criador de ovelhas. Mas, quando os romanos conquistaram nossa terra, passamos a ser escravos dos outros.   Nem éramos contados como gente. Os romanos diziam que éramos gente que não prestava. Mas, nesta noite em que Maria e José pernoitaram em Belém,  algo de muito especial aconteceu conosco. Veja só:

Música

(Os pastores estão cuidando do seu rebanho. Aparece um anjo. Os pastores se assustam).
Anjo:  Não tenham medo. Eu trago uma  notícia de grande alegria para vocês e para o povo: hoje, aqui em Belém, nasceu o Salvador, para vocês, que é Cristo o Senhor! Vão por aí e vocês encontrarão uma criança, enrolada em panos e deitada num cocho de animal. (aparecem outros anjinhos cantando. Depois os anjos se retiram).
Pastor: Vamos até a cidade para ver os acontecimentos que Deus deu a conhecer! (Os pastores saem apressadamente).

Música

Papai Noel: Então, se entendi bem, foram vocês, pobres e desprezados pastores, os primeiros a receber a notícia do nascimento do Messias....
Matias: Isso mesmo! Deus escolheu os mais desprezados e oprimidos e lhes trouxe a notícia da libertação. E nós nos encarregamos de espalhas as notícias por todos os cantos.
Papai Noel: E como foi? Vocês realmente encontraram a criança, assim como os anjos tinham anunciado?
Matias: Encontramos sim. Foi justamente como o anjo tinha falado.

Música

(Aparecem Maria e José com a criança na estrebaria. Logo entram os pastores e se aproximam da manjedoura. A música toca por algum tempo.)
Papai Noel: Foram só vocês, pastores, que viram o nascimento do Salvador mais de perto?
Matias: Não. Dizem que vieram também uns sábios, uns estudiosos, de uma terra muito distante, para adorar o menino Jesus.

Música

(Entram os magos e oferecem seus presentes ao menino Jesus) .
Papai Noel: E daí? Acabou a história?
Matias: Não. Tenho muita coisa boa prá contar ainda. Desde muito cedo o nosso libertador começou a ser odiado e perseguido por nossos opressores. Herodes soube da notícia de que tinha nascido o Messias do povo oprimido. Vamos ver como Herodes ficou com raiva. (Entra Herodes).
Herodes: Estão falando por aí que nasceu uma criança que vai libertar o povo que nós conquistamos. Eu não admito isso. Eu sou o rei, e ninguém mais. Preciso acabar com essa notícia boba. Sou capaz de tudo para acabar com essa conversa. Essa notícia do nascimento do Libertador do povo de Israel não pode se espalhar.  Libertação...! Que libertação , que nada! Esse povinho acha o quê?  Quem disse que vão nos derrubar do trono? O trono é meu e de mais ninguém! (Herodes sai de cena).
Matias:  Pois é! Nossos opressores ficaram muito furiosos. Mas Deus salvou o menino das mãos sangrentas deles. Jesus foi crescendo e plantando no meio do povo oprimido A SEMENTE DA LIBERTAÇÃO.

Música

(Jesus adulto, ensinando o povo).
Jesus:  O espírito de Deus está sobre mim. Ele me escolheu para trazer a boa notícia aos pobres. Ele me enviou para trazer a libertação aos cativos, para restaurar a vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para anunciar a chegada de um novo tempo. Felizes são vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês! Felizes são vocês que agora têm fome, porque a fome de vocês vai acabar! Felizes são vocês que agora choram, porque vocês, novamente, poderão sorrir! Felizes são vocês, que agora são odiados, rejeitados, injustiçados. Alegrem-se muito, porque esse tempo vai passar! Venham a mim, todos que estão cansados e oprimidos! Eu vou ajudar vocês! Coitados de vocês que agora têm tudo! Coitados de vocês que agora tem a barriga cheia! Coitados de vocês, que agora debocham do povo. Coitados de vocês que agora são elogiados!

Música

Papai Noel: Puxa vida! Isso foram palavras pesadas para certas pessoas, hem Matias?
Matias: É, Papai Noel! Mas São palavras de Jesus! Estão registradas no Evangelho de Lucas, capítulos 4 a 6.
Papai Noel: Mas, me diga uma coisa, Matias. A libertação do povo de Deus já aconteceu?
Matias: Já sim e ainda não.
Papai Noel: Como assim, não entendi!
Matias: É o seguinte, Papai Noel: Jesus colocou muitos sinais de libertação, de salvação aqui no mundo. Curou, libertou, chamou ao arrependimento, denunciou e combateu as coisas erradas que acontecem no mundo. Tudo isso ele fez com muita garra durante sua vida inteira. ELE PLANTOU A BOA SEMENTE AQUI NO MUNDO. Essa semente agora vai crescer até se transformar numa árvore de libertação,  que vai tomar conta do mundo inteiro.  Desde muito cedo, Jesus escolheu pessoas para ajudarem essa semente de libertação crescer. Ele chamou discípulos. Ele chamou apóstolos para ajudarem a espalhar a boa semente. Escolheu pessoas simples e desprezadas para se colocarem a serviço da semente do Reino de Deus. Vamos ver.

Música

(Dois pescadores arrumando suas redes de pesca)
Pedro: É, meu irmão André. Hoje a pesca estava fraca! Não pegamos quase nada. Se amanhã for assim, não sei onde vamos parar.
André: Não desanime não, Pedro. Deus vai nos ajudar. Não temos outra profissão. Temos que pelejar até conseguirmos pescar mais peixes.

Música

(Jesus passa e fala)
Jesus: Venham irmãos! Me acompanhem! Larguem suas redes e me acompanhem! Vocês agora vão pescar pessoas para o Reino de Deus!  (Jesus vai caminhando, seguido de Pedro e André. Passa pelo meio da Igreja e vai convidando os outros apóstolos que estão sentados no meio do público). Tiago!... Felipe!... Bartolomeu!   Mateus!... Tomé!... Simão!... Zelote!... Judas, filho de Tiago!... Judas Iscariotes! Venham! Sigam-me! Deus precisa de vocês! Deixem tudo para trás e sigam-me! (Quando todo o grupo está reunido Jesus lhes dá uma grande tarefa:).

Música de fundo

Jesus: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Vão agora e transformem todos os povos em meus discípulos. Batizem em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinem os outros a seguir tudo o que tenho ensinado a vocês. Vou estar com vocês todos os dias até tudo acontecer. Eu envio vocês como ovelhas para o meio dos lobos. Sejam espertos como uma serpente e simples como uma pomba.  Tenham cuidado com certas pessoas. Elas vão entregar vocês aos tribunais e vão açoitar vocês. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis. Também lá  vocês devem  testemunhar a mensagem do Reino de Deus.  Através do Espírito Santo, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em todos os cantos do mundo.
Matias: Eu ainda teria muita coisa para contar para vocês sobre tudo o que Jesus fez e ensinou. Sobre os seus sofrimentos, sobre sua morte, sobre sua ressurreição e ascensão. Mas o que importa mesmo é que a SEMENTE DO REINO foi lançada por Jesus e já foi cuidada e regata por muitos discípulos e apóstolos no mundo inteiro. Muitos homens e muitas mulheres como vocês já aceitarem e praticaram a tarefa que Jesus deu aos apóstolos. Muitas testemunhas de Jesus já deram sua vida pela mensagem do Reino de Deus. Agora quem está sendo chamado é você. Você também é uma testemunha de Jesus, uma testemunha da boa notícia de libertação. LARGUE SUAS REDES E SIGA JESUS! (Em seguida é apresentado um jogral. Cada participante segura uma vela acesa na mão).
Todos: Senhor!
1 -  Tu que falaste:
Todos: SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS!
2 – Nós queremos ser tuas testemunhas!
Todos: Senhor!
3 – Tu falaste:
Todos: VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!
4 – Nós queremos ser a luz do mundo!
Todos: Senhor!
5 – Tu que falaste:
Todos: VÓS SOIS O SAL DA TERRA!
6 -  Nós queremos ser o sal da terra!
Todos: Ajuda-nos Senhor, ensina-nos Senhor, envia-nos Senhor!
1 – Sou testemunha quando quero toda a libertação do teu povo!
2 – Sou sal da terra quando contamino os outros com fé e esperança!
3 – Sou luz do mundo quando faço a tua mensagem de vida brilhar neste mundo de morte!
Todos: Ajuda-nos Senhor, ensina-nos Senhor, envia-nos Senhor!
4 -  Sou testemunha quando não tenho medo de proclamar a tua vontade!
5  - Sou sal da terra quando combato as injustiças e a opressão!
6 – Sou luz do mundo quando oriento aqueles que estão desorientados!
Todos: Ajuda-nos, ensina-nos Senhor, envia-nos Senhor!
1 – Sou testemunha quando falo do teu amor!
2 – Sou sal da terra quando ajudo a transformar a vida do próximo!
3 -  Sou luz do mundo quando consolo os entristecidos!
Todos: Ajuda-nos Senhor, ensina-nos Senhor, envia-nos Senhor!
4 -  Sou testemunha quando me envolvo no trabalho da Igreja!
5 – Sou sal da terra quando luto e trabalho pela preservação do meio ambiente!
6 -  Sou luz do mundo quando ajudo os doentes, os pobres, as crianças, os idosos, os enlutados, os portadores de deficiências, os presos, os desprezados.
Todos: Ajuda-nos Senhor, ensina-nos Senhor, envia-nos Senhor!
Você também é testemunha!
Você também é sal da terra!
Você também é luz do mundo! (Todos estendem os braços para frente com as velas acesas e vão em direção ao público para distribuí-las).

FIM
Copiado por Vitorino Schram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário