sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 17

TEATRO DE NATAL - NATIVIDADE - Adulto
  Cena I - Maria e o anjo Gabriel
Narrador: Assim nos é contada pelos Evangelhos a história de Natal, a história do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. Nos dias do Rei Herodes, apareceu para Maria o mensageiro de Deus chamado Gabriel e disse:
Gabriel: Te alegra, Maria. Deus é bom e você vai ter um filho que terá o nome Jesus, ele será o filho de Deus, será muito conhecido e será rei eterno..
Maria: Como vai ser isso? Eu sou solteira?
Gabriel: Olha, Maria. Você vai ficar grávida do Espírito Santo e é por isso que o nenê será Filho de Deus..
Maria: Se é esta a vontade de Deus, que aconteça! (O anjo sai do palco. Fecha-se a cortina e Maria sai também).
Hino:

Cena II - José e o anjo
(No palco está José deitado. O anjo está escondido atrás do palco)
José: (Fala como se estivesse pensando) Maria está esperando um nenê que não é meu. Será que ela me traiu com outro homem. Sabe, eu vou pensar melhor sobre nosso casamento. Talvez até deixe dela, mas eu não vou falar nada para ninguém por enquanto... (José adormece pensando. O anjo fala com José em sonho, por isso não aparece)
Anjo: José, filho de Davi . Eu sei que andas preocupado com esta história do nenê da Maria. Mas, você não precisa ter medo. Case-se com ela, pois ela está grávida do Espírito Santo. É vontade de Deus. Vocês terão Jesus e ele salvará o povo de seus pecados.
José: (Acorda. Passa a mão no rosto e nos olhos e diz) Agora eu entendi. Se é assim que Deus quer, assim será!
Canto:

Cena III - José e Maria: a questão do pernoite
Narrador: José recebeu Maria como sua mulher. Eles moravam em Nazaré. Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando o povo do império para a contagem geral. Todos deveriam ir apresentar-se na cidade natal. José era de Belém e para lá estava indo com Maria que estava grávida. Chegando em Belém procuram um lugar para dormir. (José e Maria caminham cansados. Chegam à primeira pensão e batem palmas)
José: Senhor, eu e minha esposa viemos de muito longe para o censo. Precisamos de um lugar para dormir, somos pobres!
Senhor I: Lamento, mas tudo está lotado. Vai adiante, quem sabe. (José e Maria vão à 2º hospedaria batem à porta e pedem:)
José: Senhor, precisamos de um lugar para dormir. Eu e minha esposa viemos de muito longe para o censo., somos pobres!
Senhor II (Fecha a porta na cara e fala escondido) Não tem lugar (2x)
      (José e Maria vão adiante)
José: Senhor, por favor, minha mulher está grávida, fizemos uma longa viagem por causa do censo. Não haveria um lugar para nós?
Senhor III - Eu sinto muito. A pensão está lotada. Mas, espere um pouco. Para não ficar no tempo, há a estrebaria, pelo menos não ficarão no relento.
Maria e José: Obrigado! Para lá é que iremos. (Fecha as cortinas)
Narrador: Por não haver lugar na hospedaria, Jesus nasceu na estrebaria. José pegou a palha seca e a pôs na manjedoura. O cocho da vaca era a caminha de Jesus. Maria enrolou Jesus nos panos e o deitou na manjedoura.
Canto:

Cena IV - Os pastores de ovelhas
Narrador: Nos campos em Belém estavam alguns pastores de ovelhas que cuidavam do seu rebanho durante aquela noite, de repente...    
Anjos (cantam): “Glória (3x) a Deus nas alturas.  Glória, Glória!  % Paz entre nós %  
  (Os anjos se retiram) (Um anjo vem ao encontro dos pastores que estão no palco)
Anjo: Eu trago boas notícias de muita alegria. Hoje nasceu em Belém o Salvador. Ele nasceu numa manjedoura. Vão para lá!
Pastor I: Vamos até Belém!
Pastor II: Vamos! E vamos ver o que aconteceu! (Os pastores saem do palco, fecha-se as cortinas)
Canto:

Cena V - A visita dos pastores e magos
     (No palco estão José, Maria e Jesus na manjedoura. Os pastores aproximam-se lentamente conversando entre si)
Pastor I - Será que é aqui?
Pastor III - Vamos ver!
Pastor II - Mas como é feia e pobre esta casinha.
Pastor I - Olha, a mãe está segurando a criança. Estão muito felizes!   (Caminham mais para perto)
Pastor II - Não te assuste, senhora. Um anjo nos deu a boa notícia de que o Salvador teria nascido aqui. Podemos ver?
Maria: Entrem! (Mostrando o nenê) Este é meu filho.
Pastor I - Vamos nos ajoelhar e agradecer-te que veio ao mundo. Mundo tão sem esperança.
Pastor II - No meio de nossa miséria e tristeza, Deus te mandou para nos salvar da culpa e do mal...
Pastor III - ...e nos dar a paz!
Pastor I - Olha lá! Quem são estes três?
Gaspar - Que Deus esteja com vocês. Nós somos os magos. Procuramos o rei recém-nascido. É aqui que podemos encontrá-lo?
Melquior: Vimos sua estrela no Oriente, e viemos para adorá-lo.
Baltazar: A estrela sempre ia à nossa frente e nos mostrava o caminho. Agora parou por cima dessa cabana. Digam, é esta a criancinha que procuramos?
Maria: Sim, meu Senhor!
Gaspar: Então receba os nossos presentes, santo rei! Deixo uma barra de ouro, que simboliza a realeza. (Se ajoelha)
Baltazar: O meu presente para o rei menino é o incenso, que simboliza a divindade, por ser ele filho de Deus. (Se ajoelha)
Melquior: O meu presente é a mirra, que simboliza a vitória sobre o sofrimento e as forças contrárias à vida. (Se ajoelha)
Maria: Por favor, não se ajoelhem! Somos apenas gente pobre.
Melquior: (Os três permanecem ajoelhados) Vocês não são pobres! Aqui na manjedoura está a maior riqueza do mundo.
Baltazar: Nós nos ajoelhamos perante o filho de Deus, que nos prepara o caminho para a salvação.
Gaspar: Por isso vamos cantar e alegrar-nos! A nossa tristeza chegou ao fim. Aqui está deitado o Salvador da humanidade.
Hino:





Nenhum comentário:

Postar um comentário