sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 30

Acampamento de Natal

Autor desconhecido
Personagens: 6 jovens, pode-se dar nome a eles e elas.

CENA I
Estão todos sentados no chão, conversando laconicamente. Entra jovem 1:
1: Olá pessoal, tudo bem? Ehhh... que caras são essas? Vamos lá, gente, ânimo! Nós estamos de férias, pô! Alegria!
2: Alegrar-se com o quê?  Isto tudo está um saco! Fazer o quê numa cidade como essa?  ...............( Nome da cidade)Não tem nada para os jovens...
1: Mas também não é assim...
3: Como não é assim? É, tu tens razão, não é assim, é pior!
4: Já que tu não concordas conosco, dá uma sugestão melhor!
1: Eu não entendo vocês, quando tinham aula e estavam trabalhando na fábrica viviam reclamando de falta de tempo. Vieram as férias. E agora? Agora queixam-se de não Ter nada para fazer! Ah! Tenham dó. As coisas estão aí , é só fazer!
4: Mas, então, dá uma idéia.
1: O que vocês vão fazer neste fim de semana?
2: Eu? Que eu saiba ...nada
3: Eu tô livre.
5: O que vier, morre.
1: Que tal acampar? Conheço um lugar que é ótimo.
5: É isso aí, cara!
6: Calma, gente.(AHHHHHHHH! Todos resmungam ao mesmo tempo) Deixe-me falar, pôxa! O negócio é o seguinte: este fim-de-semana é o Natal. E Natal é... Natal é... Natal é Natal!
5: Mas existe algum problema em ser Natal?
6: Existir não existe, mas sabem como é... Lá em casa, por exemplo,...
4: Tá certo, tá certo(irônico). Então vamos ficar em casa, cantar Noite Feliz, abrir presentes etc., etc... Ah! Não!. Estou cheio disso tudo! Isso é Natal? É?
3: Pois se é, eu não entendo mais nada.
2: Eu estou contigo. Fico com o acampamento.  Alguém tem outra idéia ou é contra essa?  Não? Pois então tá tudo combinado! Até Sábado e ânimo pessoal!

Cena II
4: Puxa, mas isso aqui é lindo mesmo! Este verde, esta mata, esta água limpa... Isso é o máximo que se poderia desejar... Se eu tivesse grana suficiente, eu compraria isso aqui. Deixaria de lado aquela porcaria de vida e viria morar aqui, para sempre.
6: Eu também , se ganhasse na esportiva. Compraria um lugar, nem precisaria ser esse, mas um lugar que tivesse ar puro, matas, rios e assim por diante.
5: Eu não. Para mim o ideal seria ter uma fazenda onde pudesse ter meu cavalo e poder criar meus bois e minhas vacas...
3: Ah, pára... viver rodeado de bois e vacas! Que é isso? Eu quero algo melhor! Algo que me dê satisfação, conforto.  Como... uma casa bonita, um baita carro, piscina e um monte de outras coisas.
1: Pessoal, será que a gente não tá  esquecendo algo bem importante?
3:  Mas é claro que sim! Foi muito bom você Ter lembrado... O que adianta tudo isso se a gente está só?  Por isso, eu iria comprar um iate e começar a viajar. Percorrer o mundo, conhecer novos lugares e novas pessoas!
1: Não, eu me refiro a algo bem mais importante...
6: Mas o que você está querendo realmente? O que é mais importante para você? O que é mais importante do que tudo isso que já falamos? Ah! Já sei! A felicidade... Olha... isso tudo ajuda a alcançar a felicidade.
1: Vocês não tem jeito mesmo. Quem foi que disse que estava cheio disso tudo? Quem foi que disse que estava cheio dessa vida materializada?  Quem foi que estava cheio de Natal  comercializado? Quem?  Todos vocês! Um por um se queixou desta situação. Ninguém parou para pensar porque o mundo é assim.  Todos apenas se lamentaram e resolveram fazer um acampamento!  Querem fugir da vida em vez de transformá-la!  E aqui no acampamento sonham com aquilo tudo  que estavam fugindo!  Olhem, eu não entendo vocês! Que é que vocês estão querendo?
4: Mas também não é tanto assim... A gente só estava fugindo de um Natal que não representa mais nada hoje em dia!
1: Ah! Não representa mais nada? Mas é claro que não vai mais representar nada enquanto ficarmos fazendo acampamentozinhos para não precisarmos nos envolver com as coisas que acontecem ao nosso redor.
2: Espera um pouco, eu não concordo muito contigo!
1: Não concorda não? Mas então, o que é o Natal para ti?
2: Bom... eu...Ah... ah! Eu não sei.
5: Olha, eu também não sei. Mas quando a gente era pequeno o negócio era diferente. Ali o Natal ainda tinha algum significado. Qual, eu não sei, mas tinha! Hoje a coisa é só festa e festa... Nada mais que um mero feriado no calendário.
3: É isso aí, fecho contigo!
1: Mas porque hoje em dia o Natal é colocado nestes termos? Será que nós não somos os culpados?
6: Ah! Não! Olha só, eu tenho 18 anos.  Como posso Ter culpa de uma coisa que já vem a séculos? E depois, eu não sei não se o Natal é prá ter o significado que todo mundo diz por aí. Acho que ele deveria acontecer todos os dias e não num dia isolado...
4: Mas que significado?
6: Não sei, talvez seja porque Cristo nasça  em cada Natal.
1: Pois é, então... o negócio é fazer alguma coisa!
2: Fazer o quê? Quem somos nós para modificar alguma coisa?
E quem falou em modificar a sociedade? Mas pelo menos vamos fazer algo por aqueles que precisam de apoio, de ajuda, de força, de comida e de fé. Enfim, vamos ajudar aqueles que estão numa pior.
6: Olha estas tuas palavras me fizeram lembrar de uma poesia que há muito tempo atrás eu ouvi mas não entendo o seu real significado
3: Mas que poesia é esta, diz prá gente?
6: Ah, não... eu não tenho jeito prá essas coisas...
2: Qual é, não vai querer confete e palmas agora, vai?
6: Tá bom, se vocês prometerem que não vão gozar...
5: Tá legal, então conta...
6: Menino Jesus, onde estás? Sumiste.
    Vazia está a tua manjedoura.
    Onde só estão o boi e  o burro...
    Vejo Maria e José de mãos dadas.
    Vejo os reis magos lá do oriente longínquo,
    Mas a ti, não consigo achar:
   Onde estás menino Jesus?
    Maria está preocupada procurando-te por toda parte:
    Por todos os cantos do curral...
    José, o pai, procura no pátio...
    Olha até dentro do poço...
    Até o rei mago fica pálido de susto.
    Onde estás menino Jesus, todos te chamam!
    Os reis se foram, mal dá para vê-los
    Pequenos, lá longe, no horizonte.
    Os pastores voltam para o campo...
    Eles não vêem mais a estrela.,
    A noite vem escura e fria, a luz se foi...
    Os pobres suspiram: Não! Não! Este não foi ele!
    Mesmo assim, ainda gritam:
    Onde estás menino Jesus?
    Estou no coração dos pobres, completamente ignorados.
    Estou no coração dos doentes que vivem na pobreza e na solidão.
    Estou no coração dos que não tem mais esperança.

3: Sensacional, cara!
4: Mas é lida essa poesia. Isso mostra que Jesus não é aquele cara trancado na igreja!
3: Claro! Ele mostra que Jesus está nos esperando nos necessitados, nos pobres, nos doentes e nos abandonados.
5: Pôxa, essa poesia mexeu comigo.
1: Olha pessoal, já que a gente entrou nesse papo, porque a gente não pensa em fazer algo que realmente tem sentido?
2: Gostei da idéia. Mas o que poderíamos fazer?
3: Antes alguém falou em fazer algo pelos necessitados, eu gosto da idéia.
4: Eu topo. Eu só tenho receio de que essa coisa fique de novo num oba-oba e depois do Natal morra de novo.
5: Não! Eu tenho esperança. Pois agora estamos conscientes da situação, de que nós devemos colocar a cuca e as mãos em ação. Agir hoje e agir sempre.
1: Que tal terminarmos aqui o nosso acampamento? E começar a agir?
5: Que tal como primeiro passo, nós voltarmos para casa, ajudarmos o pessoas nos preparativos...
3: Isso! A gente também poderia contar  que descobrimos  um novo sentido do Natal para a nossa vida!
4: Sabem o que? Eu vou visitar aquela velhinha que vive bem sozinha na minha rua.
2: Eu vou conversar e pedir desculpas para minha família por Ter deixado eles no Natal, logo eles que estão sempre aí para me apoiar.
6: E amanhã a gente poderia se encontrar no culto, depois, gente, prá essa euforia não se acabar, nós poderíamos continuar nos reunindo, estudando juntos coisas que nos interessam na Bíblia, rezar... o que vocês acham?
3: A gente poderia visitar a vila da pobreza, conversar com as famílias, lutar com a prefeitura junto deles, prá que aquilo lá melhore,  talvez tentar levar um posto médico para lá...
1: Eu não disse? As coisas estão aí. Depende de nós ver onde precisamos atuar e auxiliar. Agora nós temos preocupações para as férias, né?
5: E um Natal com muito sentido! A gente descobriu que Jesus veio para nós e por isso nós podemos estar aí para os outros, para transformar este mundo num mundo cheio de sinais do Reino de Deus.
6: Vam’bora?
Todos: Vamos lá! (Saem animados do palco)

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário