sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O Natal que Ele quer 13

O NATAL QUE ELE QUER
1. Tipo: Entrevista na TV, de fácil compreensão.
2. Época: Atual.
3. Mensagem: A entrevista apresenta a concepção de pessoas, de diferentes raças e países, sobre o Natal. No final há um apelo para festejarmos o Natal como Cristo o quer.
4. Participantes: Dois locutores (um moço e uma moça), três repórteres; 6 personagens: hindu, japonês, russo, israelita, ocidental e mulher comum;  grupo de canto (ou canto da comunidade); dois câmeras.
5. Requisitos e cenário: No centro encontram-se os dois locutores. Em cada lado, os repórteres entrevistam pessoas dos diferentes povos, trajadas tipicamente. Na frente das cortinas o grupo de canto.
Na primeira cena, só aparecem os locutores. As cortinas dos dois palcos ficam fechadas.

Cena I
1* Locutor: Senhores telespectadores, boa noite. No ar: Repórter Internacional, com as últimas notícias em toda a terra.
Técnica: Música de Natal.
2* Locutor: Está revolucionando o mundo a notícia do nascimento de um menino em Belém de Judá, pequena cidade no Oriente Médio. Fontes fidedignas informam que tudo indica ser o Messias há milênios esperado pelo povo escolhido. Nossa repórter externa trará até nossos telespectadores como está sendo recebida a notícia nos diversos pontos da terra.
1* Repórter: (com microfone portátil, entrevista pessoas na Índia. Grupo caracterizado, algumas pessoas sentadas no mercado, por exemplo). Que é que o Senhor acha dessa notícia da chegada do Messias?
Hindu: Nem mesmo tomamos conhecimento. Com todos os nossos problemas, a fome que mata milhares de hindus, a doença, a miséria, acha que ainda temos tempo para nos preocuparmos com o nascimento de uma criança? Já as temos demais aqui. O que queremos é a solução para o que nos aflige. Fazemos sacrifícios, caminhamos milhares de quilômetros para nossas purificações no rio Ganges e, no entanto, acabamos por morrer sem paz e sem certeza de um futuro melhor, a não ser que Brama se apiede de nós... Não sei o que nos espera...
Técnica: Música triste.
1* Locutor: Tivemos assim, senhores, uma visão da receptividade da noticia na Índia. Vamos pedir que fale nosso repórter no Japão.
2* Repórter: (Entrevista povo japonês caracterizado). Como está sendo recebida aqui a notícia do nascimento do Príncipe da Paz?
Japonesa: Alguns dos nossos já sabem e até acreditam, mas são poucos. Também há poucas pessoas aqui que nos falam do acontecimento. Temos já bastante religião e o culto a Buda já nos ocupa bastante tempo. É certo que precisamos voltar ao mundo várias vezes e até transformados em animais para purificação, mas um dia alcançaremos o Nirvana...
Técnica: Música oriental.
2* Locutor: Vamos focalizar nosso representante na Rússia. Alo, Alexandrovich, alo!
1* Repórter: Que acha o camarada dessa “balela” que chegou até aqui, do nascimento do Filho de Deus?
Russo: (Com medo) Filho de Deus? Isso seria maravilhoso e não posso crer, mas bem que precisamos de um acontecimento que nos viesse trazer a paz...
Técnica: Música ou canto que fale da paz.
1* Locutor: Alo, João Marcos, como está sendo recebida aí na Palestina a notícia do nascimento do Menino de Nazaré?
2* Repórter: E, então, como é que estão recebendo o nascimento do Messias?
Israelita: Pare de blasfemar. Não vê que se trata de mais um impostor? Acha que a guerra continuaria, que as perseguições prosseguiriam se chagasse o verdadeiro Príncipe da Paz? Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Pergunte aos antigos e à tradição, e verá que o Filho de Davi chegará como um libertador...
2* Locutor: Se Jesus nascesse hoje, certamente a sua recepção teria sido mais ou menos assim. Com incredulidade por alguns, com indiferença por outros, absolutamente ignorado por uma maioria. No entanto, ele nasceu, cresceu, viveu, morreu para salvar o mundo. Já lá vão 1996 anos. Como será que estamos comemorando este fato, o mais importante da História?
Técnica: (Música moderna, bem barulhenta). Pessoas em festa de beber, irreverência, etc.
1* Repórter: (Entrevista um dos festejadores). Que é que o Natal representa para você? Chegue aqui no microfone e fale. Você está se dirigindo a milhares de pessoas.
Ocidental: (Com roupas bem modernas). Para mim o negócio é diversão. Qualquer motivo, qualquer feriado, to na minha de aproveitar...
1* Repórter: Mas e o nascimento do Filho de Deus não lhe diz nada?
Ocidental: Já te disse que o meu negócio é diversão.
1* Locutor: Vamos colher mais impressões. Fala, Nilo.
2* Repórter: (Cena na rua, com pessoas com pacotes de presentes, garrafões, etc. ...) A senhora aqui, por favor, o que acha do Natal?
Mulher: Uma exploração, sabe? É fila pra comprar tudo. Tudo uma carestia, tem que se dar presentes pra todo mundo, se não reparam. Vou lhe dizer moço, pra mim é uma canseira...em todo o caso, Feliz Natal pra você.
1* Repórter: Obrigado! Pra senhora também...
2* Locutor: Estamos tendo uma visão do nosso Natal. Filas, gente comprando, música por todo lado, gente pobre pedindo, gente rica dando presente pelo menos no dia de hoje, o correio sobrecarregado com cartões e telegramas... Será isto o que agrada a Deus?


CORTINA
Cena II
1* Locutor: Vamos ter hoje um Natal diferente. Vamos procurar fazer a vontade desse Deus que se fez Menino no Natal.
Grupo de Canto: (Um hino alegre de Natal).
Jovem: Poesia.
2* Locutor: Isto é o que Cristo quer, nascer em cada pessoa, reinar durante todo o ano, ser uma realidade durante todo o tempo.
Todos: Canto final!

Reneu e Vera Prediger
Paróquia de Barranco - RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário