sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natal 12

NATAL
Personagens: pastores; 3 anjos, estrela; grupo de canto; José e Maria, menino Jesus.
( A cena apresenta um campo com um fundo adequado. No centro, aparece uma fogueira, em cuja roda se agrupam os pastores)
1* Cena
1* Pastor: Linda noite silenciosa, com estrelas a brilhar. Vamos, amigos, agora, do trabalho descansar.
2* Pastor: No aprisco o rebanho, não nos causará cuidado. A vigilante matilha, não se afasta do seu lado.
3* Pastor: Sentemo-nos, bons amigos, Junto às brasas da fogueira. Cantemos uma canção, para espantar a canseira

1* estrofe de um canto: _______________________
4* Pastor: Ó quanto já imploramos, a vinda do Salvador, que quer redimir o mundo, com seu grande, eterno amor.
5* Pastor: Os sábios dizem que em breve, o Messias vai surgir Para salvar do pecado, a quem, fiel, o seguir.
6* Pastor: Quando, hoje, em Belém, as ruas eu percorri. Havia ali tanta gente, como jamais ainda vi.
7* Pastor: Não sabes que lá em Roma, o grande César Augusto ordenou que seus recenseadores, contassem o povo justo?
8* Pastor: Por quanto vexame ainda, nós teremos que passar. Antes que o bom Messias, venha a todos nós salvar?

Do hino iniciado, canta-se a 2* estrofe: ________________
1* pastor: Olhai! Olhai! Lá no céu, que linda estrela a brilhar. Sua cauda como um véu, parece o solo queimar.

Grupo de canto: _________________
2* Pastor: Que doce, suave canto, parece descer dos céus. Quanta luz que me ofusca, e que turva os olhos meus.
   ( Anjos, com uma braçada de flores, entra e canta com a melodia Eu venho a vós dos altos céus HPD n* 15:)
Anjos:(Cantando) Do céu nos manda o bom Deus, para alegrar os filhos seus. Dar Boa Nova aos fiéis: Nasceu agora o Rei dos reis. Ide, ligeirinho, a Belém. Ali repousa o nosso bem. Jesus, o vosso Salvador, que vos quer dar o seu amor.
3* Pastor: Quem és com tanto esplendor?
Anjo: Eu sou o anjo do Senhor. Que traz as flores viçosas, Tão perfumadas, mimosas, para a todos alegrar, e os templos perfumar. Sou das flores protetor, que espalham o seu odor: Violetas, assussenas, cravos, lírios e verbenas, Rosas formosas, lindas, viçosas Eu as bafejo. Pastores, meus passos não detêm! Eu vou ligeirinho a Belém. Levar as flores a Jesus, que vem trazer-nos sua luz. Na manjedoura o Deus menino, o Salvador! Ó vêm comigo cantar louvores ao Salvador.
3* Pastor: Bem quisera ir contigo, mas me prende a obrigação. Não posso deixar sozinho, o rebanho na escuridão.
4* Pastor: Mas eu seguirei contigo, a Belém sem descansar. Adeus, amigos, eu parto; o anjo vai me guiar. (Enquanto saem, ouve-se novamente o canto e os pastores se curvam.)
      
Grupo de canto entoam mais uma estrofe: ______________)
1* Pastor: Amigos, um outro anjo lá de longe aparece. ( 2* anjo entra com uma braçada de trigo)
5* Pastor: Quem és? Ó dizei-nos logo, teu brilho tudo esclarece.
Anjo:(Cantando com a melodia Eu venho a vós dos altos céus) Do céu nos manda o bom Deus, para alegrar os filhos seus. Dar Boa Nova aos fiéis: Nasceu agora o Rei dos reis. Ide ligeiro a Belém! Ali repousa o vosso Rei, Jesus, o vosso Salvador, que vos quer dar o seu amor!
5* Pastor: Dizei-nos, anjo, por favor: quem és com tanto esplendor?
Anjo: Dos céus eu sou enviado, para proteger o prado, A seara, a lavoura, os bosques amenos, regatos formosos, Que correm faceiros nos prados viçosos. Eu tudo protejo e, sem descansar, ao homem que planta venho abençoar Porém, agora, meus passos me conduzem a Belém. Vem, comigo, adorar nosso Santo imenso bem! Jesus, o nosso Salvador, que quer dar-vos seu amor.
3* Pastor: Não posso, ó meu bom anjo, o rebanho a sós deixar Ainda que meu coração te quisera acompanhar
    
(Grupo de canto, com a melodia de Quero ir com os pastores)
Grupo: Seus pastores, despertai; Ide logo a Belém
Que Jesus ali repousa, o Messias, vosso bem.
(Enquanto cantam, entra a estrela)
5* Pastor: Quem és, estrela luminosa? Com luz tão doce, formosa?
Estrela: Sou o astro que de longe, vim guiar o povo meu. A Belém, ao Salvador, enviado a vós do céu. Minha luz e o meu brilho, tudo vem iluminar. A rota antiga eu a deixo, em Belém eu vou ficar; Sobre a pobre manjedoura, meu brilho vou espalhar. Lá em Belém, repousa Jesus, / Que veio trazer-vos, a vida e a luz. Perdão de Deus, vos conseguiu o seu amor, vos redimiu, vem, bom pastor./ Vem a correr, e teu amor oferecer. E a glória de Deus iremos cantar,/ Que seu Filho enviou, para todos salvar. (Sai a estrela, e entra um anjo, cantando:)
Anjo: Glória (3x) a Deus nas alturas. Glória, glória  % Paz entre nós %
      (Monta-se o presépio: Maria, José, Jesus, anjos, pastores em adoração)
Crianças (Cantam: Ó vinde meninos... ajoelham-se e uma ou duas dizem:)
Meu bom Jesus, aqui estamos para te amar! Trouxemos flores para te alegrar
A ti ofertamos a nossa oração. É somente teu nosso coração;
(Hino: Noite feliz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário