terça-feira, 18 de outubro de 2016

Uma visita inesperada: Teatro de Natal

(7 personagens que falam, ainda pode ter mais duas pessoas para somente encenar na hora do jantar)
Narrador:Foi na noite de Natal. Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa e sua filha.       
Anjo: Trago a vocês uma boa notícia: esta noite o Senhor Jesus visitará vocês! 
Narrador: Aquela senhora e a filha ficaram entusiasmadas. Jamais acreditaram ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Trataram de preparar um excelente jantar para receber Jesus. Encomendaram frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados.
De repente, tocou a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito.
Mulher pobre: Senhora, - disse a pobre mulher, - Será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.
Dona da casa: Ora bolas! - Isso são horas de me vir incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com um jantar para uma visita muito importante.
Narrador: A pobre mulher retirou-se.  Um pouco mais tarde, um homem, sujo, veio bater-lhe à porta.       
Homem sujo: Senhora, o meu caminhão avariou aqui mesmo em frente à sua casa. Não teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse comunicar com um mecânico?
 Narrador:A jovem, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada.
A Jovem: Você pensa que a nossa casa é o quê? Vá procurar um telefone público... Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da casa com esses pés imundos!
Narrador: E as anfitriãs continuaram a preparar o jantar: abriram latas de caviar, colocaram o champanhe a gelar, escolheram, na adega, os melhores vinhos e prepararam os coquetéis.
Narrador: Nesse momento, alguém lá fora bate palmas.
Dona da casa: “Será que agora é Jesus?”
Narrador: Com o coração a bater acelerado, foi abrir a porta. Mas decepcionou-se: era um menino de rua, todo sujo e mal vestido... 
Menino de rua: Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida! 
A jovem: Como é que eu te vou dar comida, se nós ainda não jantamos?! Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não te posso dar atenção.
Narrador: Finalmente o jantar ficou pronto. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que, pouco a pouco, já começavam a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, dos assados e de todos os pratos saborosos. De madrugada, a senhora acordou sobressaltada e, com grande espanto, viu que estava junto dela  um anjo. 
Dona da casa: Será que um anjo é capaz de mentir? (gritou ela) - Preparamos tudo esmeradamente, aguardamos a noite inteira e Jesus não apareceu. Por que é que você fez  essa brincadeira conosco?
Aparece o anjo: Não fui eu que menti... Foram vocês que não tiveram olhos para enxergar. Jesus esteve aqui nesta casa  três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do motorista e na pessoa do menino faminto, mas ninguém  não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em casa”.

Narrador: Por tudo isso não podemos esquecer, que o Filho de Deus, nosso Senhor, veio para fazer a diferença na vida de todos nós. Apontando para cada um a caminho a seguir, mostrando que o principal no caminho da vida, é buscar quem está perdido, ajudar quem está com fome, é acolher a todo aquele que foi criado a imagem e semelhança de Deus. Feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário