quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2014

PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2014 
O programa tem várias partes:
a)   Introdução com vários hinos apresentados e cantados pela comunidade;
b)   Teatro de sombras com a cena da queda no jardim do Éden;
c)   Leitura das profecias relacionadas à vinda do Messias com velas sendo acesas a cada profecia – pessoas da comunidade;
d)   Cena do primeiro natal com participação de corais e pessoas que formam o cenário.
e)   Mensagem de natal
f)    Momento de despedida: oração, bênção e hino final.

Prelúdio - Trombones
Saudação
Boa noite! Saudamos a todos vocês que vieram celebrar o Natal conosco, na comunidade.
O motivo da grande alegria do Natal é que Deus se fez gente e veio morar entre nós. Como diz o profeta Isaías: Pois um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz. Ele é Emanuel, o Deus conosco. Por isso queremos adorá-lo com o coro dos anjos que anunciaram o primeiro natal:
Glória a Deus nas maiores alturas e Paz na terra entre as pessoas a quem ele quer bem! Que Jesus encha este lugar com a sua presença, sua alegria e seu amor.
Oração
Ó Deus, que vieste ao mundo em teu Filho Jesus Cristo, nós te louvamos por mais um Natal e que podemos festejá-lo em comunidade.  Pedimos-te, vem estar entre nós. Enche este lugar com o teu Espírito, e a tua paz.  Abençoa nosso louvor, nossa adoração, abençoe a tua palavra. Por Jesus, teu Filho amado, nosso Salvador. Amém!
Hinos com a comunidade: Seu nome é maravilhoso; Quero ir com os pastores;
Ó vinde meninos; Jubiloso, venturoso.
Coro de violões: Ó noite santa; Feliz Natal, sobre ti a paz celestial.
Coral misto e reencontro: Hoje é dia de a gente se encontrar.
Trombones
Introdução à encenação
Como é bom festejar o natal em comunidade e juntos adorarmos o Senhor que veio para dentro da nossa realidade humana.
Esses lindos hinos nos envolveram na alegria que o nascimento de Jesus trouxe. Sim, Natal é a festa da alegria e da luz porque Jesus, a luz do mundo venceu as trevas e a escuridão causadas pelo pecado.
Nesta noite queremos reviver a história da humanidade – a nossa história desde a criação, passando pela queda e a consequente separação de Deus; as promessas da vinda do Salvador anunciada pelos profetas e então, o cumprimento das promessas quando Jesus nasceu em Belém da Judeia.
Todas essas etapas serão encenadas por pessoas dos vários departamentos da nossa comunidade. É, portanto, uma celebração participativa.
Gostaria de chamar a nossa atenção para que tentemos perceber que essa encenação nos fala do grande amor de Deus para conosco e, assim, encher-nos de gratidão pelo que Deus fez por nós.
(Apagar as luzes e deixar somente luzes laterais).

TEATRO DE SOMBRAS
Personagens: Adão e Eva; árvore e serpente; 2 narradores e voz de Deus.
Música – 10 segundos
Narrador 1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
Música 10 segundos
Narrador 2: No princípio Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há, com o poder da sua palavra. Disse também Deus:
[VOZ] Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
Narrador 1: Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher ele os criou.
Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e a mulher e os colocou no jardim do Éden para que o cultivasse e guardasse. Adão e Eva viviam na mais perfeita alegria e paz, na presença do Senhor (ambos se abraçam). E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem:
[VOZ] De toda árvore do jardim você pode comer livremente, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore, pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.
Música 10 segundos
Narrador 2: Mas a serpente, animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito, perguntou à mulher:
Serpente: (aparece na árvore) É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
Eva: Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus disse que desse fruto não devemos comer, nem tocar nele, pois se fizermos isso, nós vamos morrer.
Serpente: É certo que vocês não vão morrer. Porque Deus sabe que no dia em que comerem o fruto dessa árvore, se abrirão os olhos de vocês e serão como Deus, conhecedores do bem e do mal. (Eva se aproxima da árvore, estende a mão ao fruto)
Narrador 1: A mulher olhou e viu que a árvore era bonita e seu fruto era bom e agradável aos olhos e desejável para dar entendimento. Então ela tomou do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. (representar a cena).
Nesse momento, se abriram os olhos de ambos e eles perceberam que estavam nus. Então se esconderam por entre as árvores do jardim, da presença do Senhor que andava pelo jardim na viração do dia. (representar)
Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou:
[VOZ] Adão, onde estás?
Adão: Ouvi a tua voz quando estavas passeando pelo jardim e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.
[VOZ] Quem te fez saber que estavas nu? Você comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal?
Adão: A mulher que me deste por esposa me deu do fruto e eu comi.
[VOZ] Eva, o que você fez?
Eva: Foi a serpente que me enganou, e eu comi.
Narrador 2: Então disse o Senhor Deus à serpente:
[VOZ] Visto que fizeste isso, maldita és entre todos os animais domésticos. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente.
Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Portanto, para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, vou expulsá-lo do jardim.
Narrador 1: Então o Senhor Deus lançou o homem e sua mulher para fora do jardim do Éden. (ambos saem abraçados de cabeça baixa).
Desligar o refletor.
Música com som de pancada – 10 segundos
Narrador 1: E, expulso o homem, Deus colocou querubins ao oriente do jardim do Éden para guardar o caminho da árvore da vida (um anjo ficam à porta).
Narrador 2: Esta é a triste história da queda do ser humano.
O resultado do pecado é trágico: separação, solidão, inimizade e morte.
Um enorme e intransponível abismo se abriu entre Deus e os homens.
Desde então, eis que trevas cobrem a terra e escuridão os povos.
Música 10 segundos
Narrador 1: Mas Deus, na sua infinita misericórdia e amor, planejou um caminho de salvação que passaria pelo sacrifício de seu único Filho.
Então começou a preparar e a anunciar a vinda do Salvador.
Deus chamou Abraão, e, a partir dele, formou um grande povo através do qual viria o Messias que abençoaria todas as famílias da terra.
Narrador 2: Os séculos passaram. Ano após ano o povo esperava pela vinda do Salvador, anunciado de muitas maneiras aos pais, pelos profetas.
Ouçamos algumas dessas profecias.

LEITURA DAS PROFECIAS
(Cada pessoa que lê um versículo acende uma vela e fica no seu lugar durante a leitura para que as luzes iluminem aos poucos o recinto)
1. Eis que trevas cobrem a terra, e escuridão os povos; mas sobre ti brilha a luz do Senhor, e a sua glória se vê sobre ti. (Isaías 60.2).
2. O povo que andava na escuridão viu uma forte luz. A luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. (Isaías 9.2)
3. Também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até às extremidades da terra. (Isaías 49.6b)
4. Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor se vê sobre ti.
As nações se encaminham para a tua luz, e os reis para o resplendor que te nasceu.  (Isaías 60.1,3)
5. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. (Jeremias 23.5)
6. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9.9)
7. Para que se aumente o seu governo e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecê-lo e firmá-lo em retidão e justiça, desde agora para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Isaías 9.7)

8. E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5.2)

9. Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel, que significa: Deus conosco. (Isaías 7.14)
10. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9.6)
11. Preparem no deserto um caminho para o Senhor, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar. Então o Senhor mostrará a sua glória e toda a humanidade verá a sua salvação. (Isaías 40.3,5)
12. Vindo, pois, a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Gálatas 4.4)
13. E entrando o anjo onde ela estava, disse: Maria, não temas porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus. (Lucas 1.29-30)
14. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim. (Lucas 1.32,33).

Narrador 1: Finalmente chegou a hora marcada por Deus para cumprir as profecias referentes à vinda do Salvador. Naquela noite especial, uma grande luz iluminou os céus de Belém. E um anjo anunciou aos pastores que guardavam seus rebanhos nos campos:

15. (anjo que está na porta do paraíso) Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: É que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
(Todos trazem suas velas para a árvore e as luzes do pinheiro são acesas)
Grupo de violões: a Noite se iluminou
Dirigente: Nasceu o Salvador! - Esta foi a notícia mais importante e alegre que já foi anunciada ao ser humano. Por isso, cristãos, cantai e louvai ao Senhor!
Coral Reencontro canta: Cantai cristãos – (acender luzes da frente)
(durante a primeira estrofe retirar o pano branco do teatro de sombras do palco)

CENA DO PRIMEIRO NATAL
CENÁRIO: Maria e José e a criança na manjedoura estão no palco. Forrar o palco com feno e criar ambiente de estábulo.
Grupo de violões: Surgem anjos proclamando
Estrofe 1 - entram os anjos (crianças e adolescentes vestidos de branco com brilho na cabeça e velas ou brilho nas mãos, se colocam atrás de José e Maria);
Estrofe 2 e 3 – entram os pastores e se ajoelham diante da manjedoura
Estrofe 4 – entram os magos e colocam seus presentes diante da manjedoura
Sugestão: a comunidade pode cantar o estribilho após cada estrofe.
(Desse modo se forma o cenário com participantes de várias faixas etárias: crianças, jovens, homens, mulheres).

MENSAGEM sobre o significado do Natal

Oração e Pai Nosso
Bênção especial de natal
Hino da comunidade: Noite Feliz com Grupo de louvor
Todos se cumprimentam e desejam feliz natal.

 Missionária Waltraut Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário