terça-feira, 18 de outubro de 2016

Um Natal de Pão e Amor!

Personagens: Tiago, Felipe, Lucas, Maria, Jasmim e Jade.
(no inicio da peça está em cena Jasmim, arrumando as flores num jarro. Depois entram Felipe e Tiago)
Felipe – (alegre, toca no ombro de Jasmim). E então, irmãzinha como estão os preparativos?
Jasmim – (sorri) Temos pouquíssimo para a nossa festa. Mas veja o nosso jardim, nunca nos deu flores tão bonitas! (dirige-se a Tiago) E você Tiago, como está? É bom que tenha vindo celebrar conosco.
Tiago – Eu não poderia deixar de vir Jasmim. É uma data muito importante para nós.
Felipe – Celebraremos o Natal outra vez. O dia mais feliz da humanidade, o dia em que nosso Deus deu ao mundo o príncipe da Paz.
CANTO CORAL
Jasmim – Interessante, há tantos anos nosso mestre foi crucificado e esta lembrança não nos causa tristeza, embora o tivéssemos amado tanto!
Lucas – (entra com o pergaminho e o coloca sobre a mesa). Mas é claro Jasmim, porque ficarmos tristes? Afinal, Cristo ressuscitou de entre os mortos! Foi a vitória completa!
Felipe – (abraça Lucas) Que bom receber nosso amado escritor! Entre, sente-se...
Tiago – Como vão as coisas na cidade Lucas?
Lucas – Nada bem, infelizmente! As autoridades continuam a perseguição, caçam-nos como feras perigosas.
Felipe – Pensando bem, representamos mesmo um perigo para eles. Pois não aceitamos corrupção, crimes, mentiras...
Jasmim – Continuaremos levando a mensagem de amor ao próximo que Jesus nos ensinou, mesmo que eles sejam de corações duros para entender.
Lucas – Não podemos desanimar!
Tiago – Por isso não devemos nos lembrar de tristezas, hoje é Natal, e só alegria deve entrar nesta casa!
Felipe, Jasmim, Lucas – Tem razão, só a alegria!
CANTO CORAL
Jasmim – Assim que Maria chegar partiremos o pão para comemorar.
Lucas – (surpreso) MARIA!!! Então ela virá? Mas que mulher corajosa não acham? Onde já se viu andar sozinha enfrentando tantos perigos!
Jasmim – Maria não tem medo de nada, você sabe, ela já passou por todos os perigos possíveis.
(bate a porta, Jasmim vai atender. Entram em seguida Maria e Jasmim auxiliando JADE, uma mulher com roupas rasgadas ou sujas, cabelos desalinhados, rosto ferido e sem forças para caminhar)
Jasmim – Felipe, por favor ajude-nos! Traga uma das cadeiras.
Felipe – (traz a cadeira) O que aconteceu Maria?
Maria – Encontrei esta mulher chorando, sofrendo, abandonada junto aos muros da cidade!
Jasmim – Vou trazer-lhe um pouco de chá (sai)
Jade – Fala com dificuldade) Mui......to obri......gada. Vocês....são bondosos. Eu.....
Maria – (abraça a mulher de modo que a cabeça de Jade fica perto de seu peito, num gesto de amor). Procure-se acalmar. Depois continue nos contando!
Jasmim – (volta com um caneco de chá, outra vasilha com água e um pano e antes de lhe dar de beber limpa seu rosto e seus braços para refrescá-la).
CANTO CORAL
Jasmim - Agora tome o chá. Depois se sentirá melhor. (Jade bebe)
Tiago – E então, como se sente?
Jade – (sorri tristemente) O chá está gostoso, obrigada.
Lucas – O que aconteceu a senhora?
Jade – É tão difícil lembrar!!! Foi tudo tão terrível!
Felipe – Pois então não precisa nos contar.
Jade – Eu gostaria de desabafar! Agora que estou entre pessoas amigas, preciso falar um pouco. Eu morava com meu marido e meu filhinho numa aldeia próxima daqui. Há alguns dias nós ... (chora)
Maria – Chore. Isto lhe fará bem. Amigos e amigas são para ouvir o choro também.
Jade – (respira fundo) Nós estávamos tomando a refeição da noite, quando os salteadores entraram. Roubaram o pouco que tínhamos, incendiaram nossa casa. Com muita dificuldade saímos para fora. Porem, ........ depois meu marido e minha criancinha não resistiram aos ferimentos e morreram.
Lucas – Não conseguiram nenhuma ajuda?
Jade – Onde morávamos as casas eram distantes umas das outras, ninguém ouviu nossos gritos de socorro. Depois, acho que perdi a razão e saí andando, andando até chegar a cidade, não sei quantos dias caminhei.
Jasmim – (abraça Jade) Lamentamos tudo isso!
Tiago – Como é o seu nome Senhora?
Maria – Ela se chama Jade! É um nome tai bonito!
Jasmim – Já vi algumas pedras de jade, são muito fortes, brancas ou verdes!
Maria – (sorri) O branco da paz, e o verde da esperança. Pois pense Jade, o Mestre Jesus é assim: Paz e esperança.
Jade – Jesus? Mas eu ouvi contar que ele morreu na cruz?
Felipe – Sim, era o plano de Deus Altíssimo, para que assim tivéssemos vida eterna.
Lucas – Mas após a sua morte ele ressuscitou e hoje reina junto com Deus!
Tiago – Basta tão somente aceitá-lo em seu coração Jade, para que possa viver eternamente.
Jasmim – Sim, pois Ele mesmo disse que “aquele que crê, ainda que esteja morto viverá”.
Jade – (alegre se levanta) Palavras de esperança! Eu creio em Jesus, sim creio! (Jade e Maria se abraçam)
Maria – (muito alegre) Louvado seja Deus, pela salvação e pela tua presença entre nós.
Jasmim – Agora vou buscar o pão que eu fiz!
Tiago – Imagino que estará saboroso como sempre!
Maria – Vou ajuda-la. (saem)
Felipe – Hoje o pão terá mesmo um sabor especial, DE FELICIDADE.
(volta Maria e Jasmim, arrumam a mesa e colocam o pão)
CANTO CORAL
Jasmim – Lucas leia para nós o que escreves-te: 2.8 a 16. (depois partem com as mão o pão e comem alegremente)
Voz oculta: E disse Jesus: “Eu sou o pão vivo, que desceu do céu, se alguém comer deste pão viverá para sempre e o pão que eu lhe der é a minha carne que eu darei pela vida do mundo”. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário